Receba nossa Newsletter

Newsletter

Fundamental Anos Iniciais

1º ao 5º ano

Ser referência na formação humana e acadêmica, por meio de ações inovadoras.

(Visão Colégio da Companhia de Maria – SP)

 

É nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento forte e ancorado nos melhores recursos tecnológicos e didáticos e nas melhores metodologias, as crianças consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e passam a compreender, analisar, sintetizar, avaliar e aplicar diferentes tipos de conhecimento às situações do dia a dia; é a fase em que a teoria começa a fazer sentido por meio das aplicações práticas, das experiências, das perguntas e da resolução de problemas.

Segmento
Horário
Séries
Fundamental – Anos Iniciais
13h00 às 18h00
2º ao 5º ano

1º ano

Uma educação integral em tempo integral

Currículo Integral

1º ao 5º ano

1º ao 3º ano

Qualidade na permanência no Colégio 8h às 16h

Olhar personalizado e integral durante a jornada

O brincar livre e intencional a partir das vivências na Minicidade, parque, etc.

Aprendizagens a partir da exploração e investigação dos espaços e dos elementos que o compõem Salas Temáticas, horta, laboratório

Desenvolvimento das habilidades através de projetos. Aberto e colaborativo

Material didático para enriquecer a proposta - Maternal I ao 3º Ano.

Imersão nos idiomas a partir do método CLIL

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento centrado nas aprendizagens das crianças, elas consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender, analisar, sintetizar, avaliar situações para a resolução de problemas cotidianos de modo colaborativo.

É nessa etapa em que devemos promover a comunicação com uso de linguagens e recursos que envolvam tecnologias variadas e ambientes estimulantes tornando o tempo escolar uma experiência de sentidos. As soluções educacionais adotadas oportunizem a escrita em diferentes portadores, a leitura com ampliação de repertório linguístico por meio das literaturas, o uso de plataformas digitais com interatividade para que os estudantes construam seus percursos de aprendizagem.

A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação para a cidadania global desde a infância através de metodologia que respeita as características dos estudantes de modo lúdico e identitário. Nessa perspectiva adotamos a metodologia CLIL como estratégia didática que respeita as temáticas de todo planejamento escolar para o aprendizado na segunda língua.

O uso de estratégias para o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, do senso investigativo, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si é o que torna essa etapa tão rica para nossos estudantes.

Segmento
Horário
Séries
Fundamental – Anos Iniciais
08h às 16h
1º ano

PROJETOS EDUCATIVOS

Interioridade

Aula aberta

Diálogos sobre a cultura indígena

AÇÕES PEDAGÓGICAS

 

Aprender em COMPAnhia
A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos.

Poetizar” em
COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.

CO-Laborar em COMPAnhia
Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.

Compa em Rede
Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…
Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.

Compa em DEBATE
Proposta de integração entre as turmas, para levantamento e discussão de assuntos de importância para a sociedade. A atividade contribui para construir argumentação e uma opinião válida, para desenvolver a habilidades orais, pensamento crítico e a alteridade.

Aula aberta
Momento que favorece o protagonismo, estimula a pesquisa e desperta a curiosidade.
A atividade propõe a seleção de temas que o estudante deseja aprofundar para apresentar à sua turma, contribuindo para a aquisição de habilidades como desenvoltura, autonomia e oratória.

Estudo do meio
Saídas pedagógicas que tem por objetivo contribuir e enriquecer a aprendizagem, tornando os temas aprendidos em sala de aula mais significativos.