26 de julho de 2018

Educadores dos nossos Colégios e Projetos Sociais e Pastorais do Brasil, Educadores do Paraguai, membros da Rede Laical e amigos que sintonizam com a Espiritualidade e com o Carisma da Companhia de Maria, estão reunidos no COMPA de São Paulo entre os dias 25 a 29 deste mês de julho, para o Workshop de Crescimento Pessoal.

O evento de formação continuada é ministrado por EstherLucía Awad-Aubad, colombiana, psicóloga, ex-aluna da Companhia de Maria de Medellín (Colômbia). Atualmente residente na Espanha, ela é referência na área e atua em seu próprio consultório e também na Universidade Pontifícia Comillas, Instituto Teológico de Vida Religiosa “Escuela Regina Apostolorum” e Instituto Superior San Pio X.

“Esse encontro é importante, porque aprofunda no sentido de pertença e de unidade na universalidade. Essa é uma proposta para autoconhecimento e aquisição de novos hábitos que nos ajudem a ser mais felizes”, explica EstherLucía.

A proposta teve excelente acolhida, uma vez que preencheu todas as vagas e deixou alguns educadores na fila de espera. Somos 60 pessoas ao todo, formando 2 grupos.

“Esta experiência tem sido muito rica, tanto no lado pessoal, como também no lado profissional, agregando valores para nosso trabalho com o outro, com as crianças, com nossos alunos. O autoconhecimento nos possibilita aplicar melhores práticas educativas”, afirma Maria Lucia Gimenez, Diretora Geral do Compa-SP.

Com grande maestria, descontração e simpatia, EstherLucía convidou todos os presentes para aprofundar na dinâmica do Plano de Formação conjunta para leigos e irmãs, oferecido pela Companhia de Maria, o qual se desenvolve em três núcleos: SER PESSOA, SER COM OUTROS e SER COM OUTROS e PARA OUTROS.

“Muito bom esse encontro reflexivo. As colocações de EstherLucía estão sendo muito pertinentes e boas para nossa vida. Muito importante viver e beber dessa fonte”, afirma Eliane Guerra, Diretora Geral do Colégio Companhia de Maria – Rio de Janeiro.

Este workshop de crescimento pessoal pretende ser uma ajuda para sermos mais livres, mais felizes e para viver melhor consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a criação. Pretende, ainda, aprofundar na identidade Companhia de Maria, que possa ser estímulo para o sentido de pertença, para a coerência de vida e para orientar a missão educativa com o estilo específico de Joana de Lestonnac.

“É um orgulho ter uma ex-aluna da Companhia de Maria como referência na área de psicologia, proporcionando esse encontro de autoconhecimento. A experiência maior é ter a oportunidade de aprofundar no conhecimento e crescimento pessoal, descobrindo dons e talentos, assim como fragilidades e vulnerabilidades para tornar-se uma pessoa melhor que se relacione bem com os outros”, ressalta Irmã Zirlene Barbosa, organizadora do evento e Diretora Administrativa do Compa –SP.

“Estou gostando muito deste encontro, recheado de dinâmicas. Temos momentos de expor sentimentos, fazer comentários pessoais e trazer exemplos. Durante o evento também temos a oportunidade de comentar pensamentos e trocar experiências em grupo”, explica Irmã Vilma de Freitas Pimenta, responsável pelo CEJOLE.

Um expressivo ar de família respira-se no ambiente. Um sentimento profundo de que valores humanos e cristãos e o estilo Companhia de Maria de educar nos unem e nos e reúnem.