fbpx
29 de setembro de 2018

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, instituído pela International Association for Suicide Prevention.

Para fortalecer essa data, o Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina, e a Associação Brasileira de Psiquiatria deram início à Campanha Setembro Amarelo.

Para reforçar esse assunto tão importante, o Compa iniciou o tema com os estudantes do Ensino Médio, desdobrando essa ideia em outros momentos para outros estudantes dos demais níveis. Afinal, setembro é apenas uma referência pontual porque a vida deve ser valorizada todos os meses, todos os dias.

Setembro Amarelo no Compa

Durante as aulas de Português da professora Vera, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram convidados a elaborar um texto sincrético (linguagem verbal e não verbal), marcado por um “Argumento de Presença” tão forte que fosse impossível alguém passar por ele e não parar para ver e refletir.

O tema debatido e escolhido pelos estudantes foi “Suicídio”. O enunciado votado e escolhido pela maioria foi “O que te mata vem de dentro ou de fora?”.

“Nossos alunos tiveram a oportunidade de trocar informações, compartilhar sentimentos e refletir. O objetivo maior é a valorização da vida, a prevenção frente ao suicídio e a conscientização deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O Setembro Amarelo é um mês de diálogo voltado a isso. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, mostrar que as pessoas não estão sozinhas. O Setembro Amarelo busca valorizar a vida através da informação e da conversa sobre este assunto sério”, ressalta Lúcia Regina Pereira Carlini, Orientadora Educacional – 6º ano E.F. a 3ª série E.M.

O Compa em sua proposta educativa já tem contemplado o cuidado com a educação da emoção e o autoconhecimento de nossos estudantes, tendo em vista que, para nós, a pessoa é o centro de onde tudo emana e para onde converge. Neste sentido, oferece o Projeto “Cultivo da Interioridade” através de encontros multidisciplinares durante o ano, pois acreditamos que o cuidado e a valorização da Vida precisam acontecer em nosso cotidiano, qualificando as nossas relações.

Educar a interioridade pode ser a resposta diante da realidade que encontramos. Esse foi o foco da reflexão, com o objetivo de buscar a união de pessoas e ser um impulso para encontrar sentido naquilo que vivemos.

“Somos conscientes de que nossos estudantes e educadores estão mudando. Portanto, para enfrentar esta transformação, é necessário um trabalho do “Ser”. Assim, proporcionamos experiências a partir das quais se possam integrar todas as dimensões da pessoa, conectando-as com a sua interioridade e facilitando-lhes o encontro consigo mesma”, explica Sonia Goretti, Coordenadora de Pastoral.

#estilocompadeeducar, #conscientização, #cultivodainterioridade

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
Agende sua Visita