fbpx
19 de setembro de 2018

Os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Compa fizeram uma saída pedagógica para conhecer a Vila Antiga / Estação Anhumas (Campinas).

O objetivo foi proporcionar uma atividade interdisciplinar comprometida com as matérias de Ciências, História e Geografia.

Nossa Saída Pedagógica foi maravilhosa. Os alunos interagiram, trocaram experiências e conteúdos aprendidos em sala de aula. Eles fizeram muitas perguntas sobre leito, foz, margem direita e esquerda, nascente e poluição do rio. No caminho até chegar a Maria Fumaça foram observando e comparando a cidade (área urbana) e o campo (área rural). Simplesmente um momento de vivências práticas que favorecem o aprendizado”, ressalta Selma D’Alessandro, Professora do 3º ano do E.F.

Os estudantes tiveram a oportunidade de observar um céu artificial e reconhecer as principais constelações, estrelas, planetas e outros astros, além de fazer um incrível passeio de Maria Fumaça para compreensão do processo de implantação das ferrovias no Brasil.

“A saída pedagógica foi excelente, pois a abordagem foi de acordo com o conteúdo de História (História do Brasil), produção da cana de açúcar e café”, explica Rejane Torres, Professora do 5º ano B do E.F.

Eles percorreram um pequeno trecho até a estação de Tanquinho e puderam “voltar no tempo” em uma apresentação superdivertida do funcionamento de uma central telefônica do século XIX. Impossível dissociar o contexto observado do crescimento proporcionado pela lavoura cafeeira àquela região e ao nosso estado.

“Durante o passeio, tive a oportunidade de abordar com os alunos os seguintes conteúdos que foram estudados, como: erosão do solo (queimadas), vegetação, pastagem, movimento de rotação e translação, planetas, cana de açúcar, engenho e como as pessoas se locomoviam antigamente”, explica a Professora Luciete Faria, do 4º ano A do E.F.

“A parte histórica da viagem de trem e a observação das mudanças dos ambientes através da ação do homem e da natureza completaram o nosso estudo sobre o Sistema Solar e planetário”, aponta a Professora Simone Azevedo, do 2º ano do E.F. 

Foi uma experiência completa. Os estudantes passaram por áreas urbanas e espaços rurais. Tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre a poluição dos rios e das comunidades ao redor dos rios.

A saída pedagógica é uma forma de tornar a aprendizagem mais significativa, pois é reconhecida por consolidar o trabalho realizado dentro do ambiente escolar, sendo fundamental no desenvolvimento dos alunos. “Dessa forma, alia-se teoria à prática,  permitindo  vivência para observar, coletar dados e experimentar sensações, o que  garante um aprendizado efetivo, tornando-se parte importante do processo pedagógico,  por integrar as disciplinas dentro de um mesmo contexto, criar condições para o desenvolvimento de novas competências, bem como, na construção de novos conceitos e habilidades dos alunos em formação”, finaliza Juliana Sousa, Assistente de Coordenação.

Confira os melhores momentos dessa saída pedagógica.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
Agende sua Visita