Compa

Rede Internacional de Ensino

  • Facebook
  • Instagram
28 de dezembro de 2018

Em 2018, foram muitas as atividades de nossos estudantes: saídas pedagógicas, interações tecnológicas, festas solidárias.

 

Para começar essa viagem no tempo, que tal uma Salada Grega de Frutas, fácil de preparar, refrescante e muito saudável que nossos estudantes do Período Integral prepararam, aprovaram e nos ensinaram a fazer?!

 

Ah! Nessa página você também encontra outras receitas maravilhosas que nossa turminha preparou!

Salada grega de Frutas

 

Nosso ano letivo teve muitas novidades!

Programação entra na grade curricular do colégio Compa.

 

Nos esportes, o Compa foi um sucesso, tanto nos Torneios Solidários, como nos campeonatos disputados com outras escolas.

2º Torneio Jogos Solidários

3º Torneio Jogos Solidários Fund I

Ouro no campeonato Olisário 2018

Compa é Ouro no Campeonato Intermóbile 2018

 

A poesia esteve no ar durante o ano todo com o projeto Sussurros de Poesia.

 

Os estudantes do Ensino Médio contaram com o POP, Projeto de Orientação Profissional. Ele tem o objetivo de proporcionar aos alunos um processo de autoconhecimento, de conhecimento do mercado de trabalho e das profissões. Propõe atividades que auxiliem os alunos a fazer escolhas de carreiras, discutindo os caminhos profissionais de um mundo em contínua transformação.

 

Eles também participaram de simulados para a preparação dos vestibulares. Foram aplicados os conteúdos: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza suas Tecnologias.

 

Não para por ai… Os estudantes do Ensino Médio também participaram de um Curso de Fotografia e Gestão de Negócios Internacionais. Os cursos tiveram certificações emitidas pelo COMPA em parceria com a ESPM, que certamente contribuirão como incentivo para a construção do Projeto de Vida de nossos alunos.

 

Para a Festa em comemoração a Santa Joana, nossos alunos fizeram a exposição de trabalhos pedagógicos.

A nossa Festa da Fraternidade, que é parte importante da identidade da Companhia de Maria, com muito companheirismo, carinho e solidariedade.

 

As datas comemorativas como Dias das Mães e dos Pais também foram celebradas com nossas famílias.

Semana especial em comemoração ao dia das Mães

Dia dos Pais 2018: educar o coração é essencial para a vida 

 

Periodicamente, os professores do Compa passam por capacitações, com o objetivo de manter a atualização profissional. A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi o foco abordado em um desses encontros profissionais.

 

O Período Integral do Compa trouxe novas propostas. Além do trabalho pedagógico, o desenvolvimento social e afetivo foram pontos centrais do trabalho, segundo a coordenadora do Período Integral do Compa, Márcia Leila Bezerra. 

 

Compa na TV! Pois é… A cozinha do Período Integral foi palco para a gravação de um dos Programas Bem-Estar da TV Globo, com a Nutricionista Lara Natacci, que também é mãe do Compa.

 

Com o objetivo de oferecer um tempo diferente do vivido em sala de aula, levando os estudantes a aprender brincando, adquirir novos hábitos e ter consciência de suas atitudes, realizamos o Projeto Multidisciplinar. Nosso subtema para o Projeto é “Maria nos educa para um modo de vida sustentável“, que está diretamente ligado às propostas da Unesco, em 2018, “Educação para a paz”.

 

O folclore brasileiro também esteve presente nas ações educativas do Compa. Para celebrar esse momento, o Compa preparou uma semana especial repleta de atividades com brincadeiras, comidas típicas, contação de histórias e muita troca de experiências. 

 

SAÍDAS PEDAGÓGICAS

A Saída Pedagógica – Vila Antiga / Estação Anhumas teve o objetivo de proporcionar uma atividade interdisciplinar comprometida com as matérias de Ciências, História e Geografia.

 

O 2º ano do Fundamental l visitou em sua Saída pedagógica o Projeto Escola da Vigor com o objetivo de compreender o processo de transformação dos alimentos e sua origem. 

 

Mais que uma saída pedagógica, nosso passeio a Chácara da Mônica proporcionou aos nossos estudantes do Maternal, Jardim l e Jardim ll muito aprendizado, alegria, diversão e interação.

 

Numa tarde de curiosidade e reflexão, no Museu Afro Brasil, que conserva um acervo com mais de 6.000 obras das mais variadas categorias e de vários autores nacionais e estrangeiros, os alunos do Fundamental l do 1° ano A aprofundaram o estudo sobre a cultura africana. O tema escolhido foi “A interculturalidade e a paz,” referente ao projeto anual desenvolvido em parceria com a UNESCO.

 

Os estudantes do 3º ano do Período Integral desenvolveram o Projeto Cidadania, tema propício para abordagem, pois estávamos no período de eleições.

 

As aulas de ciências foram lúdicas e divertidas. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II assistiram a uma demonstração um pouco inusitada: um barbante, amarrado no teto do pátio, sustentava uma bexiga cheia de água, criando um grande pêndulo. O foco foi observar a transformação da energia potencial gravitacional em cinética, além de entender as variáveis de cada uma dessas energias e “de quebra” ver o professor tomando um banho!

 

Já os estudantes do 8º ano tiveram uma conexão pedagógica entre História, Arte e Cultura. Um excelente instrumento de construção de conhecimento, interação social e incentivo à criatividade artística. Nessa atividade, eles recriaram e reproduziram cenas típicas do cotidiano brasileiro, no período regencial, durante o Segundo Reinado.

 

Ah, pensa que em julho nossas atividades pararam? Não… Tivemos as Férias Divertidas!  

 

O final do ano foi muito produtivo. Tivemos:

 

O encerramento do Futsal

 

As apresentações de teatro A aurora da minha vida e Os fantasminhas. O teatro é uma atividade cultural que proporciona aos nossos estudantes mais contato com a arte, a expressão corporal e oral.

 

A apresentação de encerramento do curso extracurricular de ballet, parceria do Compa com a Escola Paulista de Dança, aconteceu no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado. Foi um sucesso!

 

Encerramento das aulas de musicalização. O Curso de Musicalização também foi uma novidade do Compa em 2018. As aulas foram oferecidas para os Cursos Extracurriculares, direcionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.

 

Nossa cantata de Natal foi elaborada com muito carinho pelos professores e alunos. Aproveitando o ano da Copa do Mundo 2018 realizada na Rússia, os alunos do Ensino fundamental I estudaram o compositor russo Tchaikovsky e uma de suas mais importantes obras eruditas, a Suíte “O Quebra-Nozes”.

 

E Pudemos sentir o carinho dos alunos do Ensino Médio no Café da manhã organizado e realizado por eles para todos os educadores, inspetores e funcionários.

 

Tivemos muitas outras atividades que você encontra no nosso site: www.compa-sp.com.br

Em 2019, teremos mais novidades!

 

 

× Agende sua Visita