fbpx
12 de fevereiro de 2021

Ensino híbrido como caminho de novas perspectivas a educação

Educar hoje nos coloca diante do desafio da interdependência, pede-nos encurtar distâncias, aproximarmo-nos do que está longe, interagir,oferecer nossa contribuição e caminhar buscando pontos de apoio” (Projeto Educativo)

No contexto atual, a educação tem passado por um processo de redescobertas e adaptações devido à pandemia. Vivemos em uma sociedade multicultural em que cada vez mais mudanças e adaptações fazem com que nós, seres humanos, em constante questionamento, possamos agir, nos conectar, integrar e criar de diversas maneiras. O ensino híbrido veio para ficar e, com ele, novas perspectivas surgem frente a uma grande caminhada para compreender essa nova realidade e o que ela pode revelar para nós, educadores, famílias e estudantes. 

No cotidiano, lidamos com dificuldades, decisões, novidades, regras, modelos e ideais. Diante de tanta novidade, como podemos fazer com que a aprendizagem seja genuinamente realizada? Como podemos ensinar de forma efetiva mesmo em meio à tanta adaptação?

O COMPA comprometido com sua oferta educativa busca meios para dar respostas que atendam às necessidades deste momento atual e confia que, juntos, somos mais fortes e capazes de criar e recriar nossa história. 

No limiar, o ensino híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio das tecnologias digitais – o on-line, que permite o encontro de saberes e valores, quando integramos várias áreas do conhecimento com alternativas que possam expandir o repertório do educador e do estudante, enquanto seres que trocam, se incentivam e realizam juntos.

A questão central é reavaliar o que é possível ensinar, transmitir, envolver, sem que perca o sabor da transformação, do encantamento e da sensibilidade. É neste caminho que a Companhia de Maria vem trabalhando minuciosamente, um ensino híbrido que permita planejar o fundamental de forma expressiva, mas que atenda às necessidades de cada estudante, espaço, tempo e realidade.

Para retratar não somente o retorno cauteloso, mas também a transição de uma educação que começa em um período de isolamento, o Colégio da Companhia de Maria preparou um mini documentário que traz a percepção de quem viveu de perto momentos cruciais como por exemplo a alfabetização.

Afinal, qual é a melhor combinação para esse sabor da transformação por meio da educação? Como juntar cada ingrediente e conseguir um resultado excepcional? (BACICH; NETO; TREVISANI; 2015).

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação (livro) – Editora Penso (2015).