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28 de novembro de 2018

Ser saudável é simples e fácil, mas é necessário uma certa dedicação, atenção e disciplina.
Devido à enorme quantidade de informações na mídia e ao lançamento quase que diário de
produtos milagrosos e dietas da moda, muitas pessoas acabam se perdendo neste mar de
informações.

O segredo, na verdade, é seguir uma dieta que seja possível seguir, tanto para os adultos
quanto para as crianças.

Ser extremista só irá diminuir o tempo de vida da sua dedicação a alimentação. Por isso,
indicamos abaixo algumas dicas básicas e simples que poderão ajudá-lo(a) a caminhar para
uma dieta saudável de forma tranquila e agradável.

Dicas:

– Coma sempre nos horários certos. Adquira o hábito de comer sempre nos mesmos horários;
– Faça 06 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar
e lanche da noite). Fracione sua alimentação, coma de 03 em 03 horas;
– Faça pratos coloridos. Quanto mais colorida for a sua refeição, maior será o número de
nutrientes;
– Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;
– Prefira sua comida sempre crua, cozida no vapor, grelhada ou assada. Evite fritura;
– Procure comer alimentos integrais e naturais, em vez dos refinados e industrializados;
– Deixe os restaurantes e comidas gordurosas para as datas especiais, evite ingerir esses tipos
de alimento durante a rotina;
– Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Tente deixar para somente os finais de semana;
– Procure mastigar bem os alimentos e coma devagar;
– Reduza o consumo de sal;
– Beba água! Leve com você uma garrafinha de água e beba ao longo do dia;
– Seja ativo. Acumule, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo
seu bairro, suba escadas e não passe horas assistindo TV;

– Faça as mudanças gradualmente. Não há como mudar seus hábitos alimentares do dia para
a noite.

Uma mudança radical pode fazer com que você fique no meio do caminho e desista. O ideal é
ir corrigindo as deficiências e excessos aos poucos.
A melhor dieta é aquela que você consegue realmente seguir.
O Boletim Nutricional é desenvolvido pela empresa Bruno Yamada, especializada em alimentação
escolar, parceira do Compa.

Leia também: Vestibular, sinônimo de muitos estudos e noites mal dormidas

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