6 de julho de 2018

Em continuação ao nosso Projeto Multidisciplinar Pedagógico Pastoral/2018, os alunos do Período Integral tiveram mais um momento para vivenciar situações concretas, utilizando ferramentas que nos ajudam no desenvolvimento do processo cultivo da interioridade.

A vivência começou com a pergunta: Por que andamos tão agitados?

Os alunos participaram respondendo à pergunta e interagindo com as respostas dos amigos.

Na sequência, eles foram convidados a refletir sobre o significado do nome Companhia de Maria, imaginando a pessoa de Maria e suas atitudes serenas, calmas, reflexivas, dotadas de paciência e carinho.

Como expressão artística, cada um, desenhou, pintou e partilhou,com o grupo, sentimentos e impressões das vivências do semestre, animados por músicas e cantigas que sempre nos ajudam a mergulhar na experiência de um jeito mais leve e gostoso.

 

Projeto Cultivo da Interioridade

No Plano de Pastoral Escolar um dos objetivos é“educar a interioridade e a aberturaao transcendente para o crescimento integral da pessoa” e como linha de ação explícita,oferecer “espaços e tempos concretos para a interiorização”.

Educar a Interioridade pode ser a resposta diante da realidade que nos encontramos, na vida e em nossas escolas:  grupos de alunos de diferentes confissões religiosas, famílias, educadores, onde há a falta de sentido da vida e um horizonte mais amplo de possibilidades mais significativas e vitais.

A finalidade deste Projeto, já subentendido em nosso Projeto Educativo é proporcionar as ferramentas e provocar as condições interiores que a pessoa necessita para desenvolver esta dimensão, cada qual desde seu papel de educador e, todos juntos têm a necessidade de viver experiências que nos possibilitem um encontro conosco mesmo, com a realidade, e também que nos facilitem uma abertura à transcendência.

#EstiloCompaDeEducar #SomosCompanhia