7 de maio de 2018

A escola de tempo integral é uma das principais tendências da atualidade devido às novas demandas dos pais e responsáveis. Isso porque muitos pais gostariam de conciliar a vida profissional e oferecer as melhores oportunidades para seus filhos.

Sendo assim, é comum que os pais trabalhem em horários incompatíveis ao período de estudo das crianças ou residam em localidades distantes da escola que escolheram como a melhor para seus filhos.

Além do mais, o trânsito das metrópoles e seus frequentes congestionamentos nos horários de pico tornam o trajeto escolar estressante e moroso. Com isso, muitas pessoas vivem na constante busca por alternativas melhores para articular seus afazeres aos de seus filhos.

Quer saber como melhorar essa situação e conhecer mais sobre a escola de tempo integral? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

O que é uma escola de tempo integral?

A escola de tempo integral é uma instituição que oferece serviços educacionais, pedagógicos e diversificados durante o período da manhã e da tarde. Algumas também possuem o esquema de “plantão” e estendem esse horário ate o início da noite.

Os períodos são divididos de forma que os alunos tenham atividades pedagógicas durante um turno e outras com caráter lúdico no outro. Para cada um dos períodos, existe supervisão e acompanhamento dos professores.

As escolas de tempo integral, no entanto, planejam adequadamente as atividades para que as crianças e/ou os adolescentes não fiquem cansados antes do turno escolar, período em que aprenderão os conhecimentos inerentes à faixa etária.

Quais as vantagens de uma escola em tempo integral?

Maior rendimento do aluno

A escola de tempo integral propicia maior interatividade entre os colegas, diminuindo a timidez de algumas crianças, facilitando a adaptação com as atividades propostas e melhorando o convívio familiar, além de ajudar no desenvolvimento do senso de obediência para aderir às regras.

A escola de tempo integral também possibilita maior rendimento intelectual do aluno, pois permite a ele interagir com diversas atividades e não deixa que se limite apenas a jogos eletrônicos e computadores.

A diversidade de atividades propostas facilita ainda um processo chamado de “neuroplasticidade neural”, ou seja, a formação de novos neurônios mediante estímulos ambientais diferentes. Isso aumenta o raciocínio lógico e a inteligência do aluno.

Diversidade de atividades

As atividades extracurriculares são essenciais para a formação física e cognitiva do aluno. Sendo assim, é comum que a escola de tempo integral ofereça espaços para a prática de esportes, da música e de outras atividades de interesse da comunidade escolar.

Além disso, conforme a demanda, é possível contratar serviços não contemplados em outras escolas como teatro, dança e xadrez, dentre outros. A contratação dessas ofertas extras varia conforme o interesse dos alunos e da compatibilidade de horário dos tutores.

Mais tranquilidade para os pais

A escola de tempo integral abarca muitas das atividades que o aluno/criança precisa para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Dessa forma, não haverá necessidade de os pais se deslocarem para outros locais buscando alguma atividade que seja ofertada em outra instituição.

Saber que o aluno realiza tudo no mesmo espaço oferece tranquilidade aos pais, que economizam tempo de traslado no dia a dia e têm a certeza de que seus filhos estão seguros dentro do ambiente escolar.

Então, a escola de tempo integral é uma opção interessante para ambos os lados. No que se refere aos alunos, verifica-se maior interatividade com os colegas, estímulo cognitivo constante e diversidade de atividades. Já, no que tange aos pais, mostra-se como uma opção segura e tranquila, pois há economia de tempo e a ciência de que seus filhos estão no mesmo lugar onde foram deixados.

Agora que já mostramos os benefícios da escola de tempo integral, conheça outras informações a respeito desse tema por meio da nossa página no Facebook!