22 de março de 2018

Escrever é o mesmo que carregar água na peneira. Meu filho, você vai ser poeta. Vai carregar água na peneira a vida toda.”

Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo – Manoel de Barros –www.youtube.com/watch?v=gucDQDMbKa8 –acesso em 06/03/2018

 

Você já ouviu, leu ou escreveu algum poema? Você sabe o que é poema? E poesia? Na verdade, definir, não é o que é mais importante. O que importa é conviver com a poesia. Como? Lendo, sentindo, ouvindo, enfim, observando a criação.

Não é de hoje a necessidade que o homem tem de expressar seus sentimentos em palavras. Antes mesmo da escrita, o homem já cantava em versos seus sentimentos.

O poema é um gênero literário que se revela por meio de uma linguagem capaz de expressar os sentimentos amorosos, as angústias, a condição humana até as questões sociais, na voz do sujeito que se apresenta no texto, o eu lírico. Nos poemas, rimados ou não, seguindo ou não uma forma fixa de versos e estrofes, a palavra ganha vida, materializada por meio do ritmo, da musicalidade e de imagens que fogem da linguagem cotidiana, as quais podem causar encantamento ou estranhamento, em busca de sensibilizar o leitor.

 

A poesia está presente na Arte e se manifesta para todos desde a mais tenra idade. Todo ser humano pode ser um poeta, basta saber ouvir os sons das palavras com emoção, reflexão e criatividade, ou seja, saber brincar com as palavras.

Não basta indicar um livro.  Ensinar a construir um poema, ler junto, recitar, mostrar a criança o seu amor pelos poemas/livros, deixar-se encantar pela poesiasão diferentes procedimentos que podemos usar para atrair leitores.

O objetivo desse projeto será aproximar o aluno da linguagem poética, para que eles sintam o gosto por esse gênero literário, despertando emoções, deixando fluir a imaginação através da escrita e oralidade.

Nosso projeto passará por várias fases, trabalhará a oralidade por meio da leitura de poemas, além de desenvolvermos atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposições, passeios poéticos pela escola e muito mais.

A proposta é experimentar o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa.

Ana Paula Miguel da Silva. Bibliotecária. Colégio Companhia de Maria.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
Agende sua Visita