fbpx
22 de março de 2018

Escrever é o mesmo que carregar água na peneira. Meu filho, você vai ser poeta. Vai carregar água na peneira a vida toda.”

Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo – Manoel de Barros –www.youtube.com/watch?v=gucDQDMbKa8 –acesso em 06/03/2018

 

Você já ouviu, leu ou escreveu algum poema? Você sabe o que é poema? E poesia? Na verdade, definir, não é o que é mais importante. O que importa é conviver com a poesia. Como? Lendo, sentindo, ouvindo, enfim, observando a criação.

Não é de hoje a necessidade que o homem tem de expressar seus sentimentos em palavras. Antes mesmo da escrita, o homem já cantava em versos seus sentimentos.

O poema é um gênero literário que se revela por meio de uma linguagem capaz de expressar os sentimentos amorosos, as angústias, a condição humana até as questões sociais, na voz do sujeito que se apresenta no texto, o eu lírico. Nos poemas, rimados ou não, seguindo ou não uma forma fixa de versos e estrofes, a palavra ganha vida, materializada por meio do ritmo, da musicalidade e de imagens que fogem da linguagem cotidiana, as quais podem causar encantamento ou estranhamento, em busca de sensibilizar o leitor.

 

A poesia está presente na Arte e se manifesta para todos desde a mais tenra idade. Todo ser humano pode ser um poeta, basta saber ouvir os sons das palavras com emoção, reflexão e criatividade, ou seja, saber brincar com as palavras.

Não basta indicar um livro.  Ensinar a construir um poema, ler junto, recitar, mostrar a criança o seu amor pelos poemas/livros, deixar-se encantar pela poesiasão diferentes procedimentos que podemos usar para atrair leitores.

O objetivo desse projeto será aproximar o aluno da linguagem poética, para que eles sintam o gosto por esse gênero literário, despertando emoções, deixando fluir a imaginação através da escrita e oralidade.

Nosso projeto passará por várias fases, trabalhará a oralidade por meio da leitura de poemas, além de desenvolvermos atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposições, passeios poéticos pela escola e muito mais.

A proposta é experimentar o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa.

Ana Paula Miguel da Silva. Bibliotecária. Colégio Companhia de Maria.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
Agende sua Visita