fbpx
Compa

Rede Internacional de Ensino

  • Facebook
  • Instagram
18 de fevereiro de 2020

Entre os dias 12 e 19 de janeiro, aconteceu a Missão Jovem Companhia de Maria Cone Sul 2020, Uma chama que é um chamado, no Paraguai.Participaram dessa Missão 50 jovens, entre eles um ex-aluno do Compa São Paulo, o Professor Hélio Miguel e 14 Irmãs.

O objetivo é convidar os jovens, acompanhados das Irmãs da Companhia de Maria, a vivenciarem momentos de espiritualidade como Província Cone Sul.A Província é composta por 5 países, Argentina, Chile, Brasil, Bolívia e Paraguai.

“Esse é o momento de descobrir o sentido de ser chamado para alguma coisa, para algo, nesse mundo. Essa missão significou muito para mim, já que pude descobrir que é possível partilhar nossa mesma fé com as diferentes pessoas, realidades, culturas e línguas. Essa abertura dos diferentes nos traz muita riqueza”, Ir. Wong Xujiing.

Foi um encontro onde os jovens também puderam conhecer melhor a missão da Companhia de Maria e também ter contato com algumas linhas da Espiritualidade Inaciana, com abertura para se perguntarem: qual é a minha missão no mundo?

“O sentido dessa missão para mim, foi poder proporcionar esse aprendizado aos jovens. Por outro lado,essa vivência também me trouxe muito aprendizado. Essa troca de experiências com jovens tão novinhos, adolescentes, foi muito rica porque estávamos em um grupo que tinha uma busca comum”,Ir. Vilma de Freitas, Orientadora Educacional do Colégio de São Paulo.

O diferencial dessa missão são as visitas que os missionários fazem à casa das pessoas. É um momento de trocar experiências de vida, ter contato com histórias e realidades muitas vezes difíceis, duras e,mesmo assim,ver como as pessoas estão firmes, fortes, com esperança e fé. Isso fortalece e ensina.

“Quando chegou o convite até mim, achei que era uma experiência única, de algo que eu nunca tinha feito antes, muito ligado às pessoas.Além de uma missão significar dar apoio e acolhimento à outra pessoa, isso também o ajuda a enxergar as pessoas de outra forma, deixar de lado alguns problemas ou preconceitos ou qualquer conflito que você tenha. Significou, para mim, um processo de abertura em mim mesmo”, João Victor Vieira, ex-aluno Compa SP.

O Professor de Ensino Religioso do Compa SP também participou da missão e conta emocionado o que essa ação proporciona às pessoas que participam.

“Experiência de missão, para mim, está associada a uma vivência inovadora do ser. Uma situação que agrega, que me coloca no universo do outro, que faz com que eu redefina a minha trajetória de vida como pessoa, como cidadão, como cristão. Ela me convida também a ter uma atitude de mudança sobre o que posso oferecer para o outro para mudar um pouquinho essa realidade”, finaliza Hélio Miguel.

O estilo próprio da Companhia de Maria é andar com a pessoa, em um clima de proximidade e carinho, apontando para o horizonte e permitindo que cada um siga seu próprio caminho.

O educador, mediador da aprendizagem, acompanha o processo de desenvolvimento e crescimento de cada pessoa, é uma testemunha íntima, capaz de ouvir e se tornar um guia.

A conversa, o diálogo em liberdade, é um meio concreto para viabilizar a reunião e resolver dificuldades.

Veja o vídeo com mais detalhes.

× Agende sua Visita