22 de agosto de 2018

As impressoras 3D trazem um ambiente mais colaborativo e construtivo para a sala de aula. O Compa realizou no último sábado, dia 18 de agosto, um treinamento para que os Educadores pudessem entender e utilizar a ferramenta que será utilizada também pelos estudantes. A impressora 3D é uma ferramenta que pode ser explorada em muitas disciplinas. Com ela, é possível criar peças que auxiliam o processo de aprendizagem dos estudantes, estimulando as habilidades e o interesse no ambiente educativo.

O treinamento foi direcionado para a relação entre o usuário e as diversas possibilidades de projetos nos sites e aplicativos como Tinkercad, Thingiverse e 3D Builder e do uso adequado da impressora 3D.
A capacitação acrescentou muito conhecimento já que a impressão 3D é uma das principais vedetes da nova Revolução Industrial. Suas possibilidades são infinitas.

“Empresas de todos os ramos e portes já estão utilizando esta tecnologia que possibilita uma revolução inclusive na medicina”, afirma Pierre Rossi, Supervisor de Tecnologia do Colégio da Companhia de Maria.

De acordo com a Orientadora Pedagógica do Colégio da Companhia de Maria, Gláucia Coiro, “equipamentos podem servir de base para uma nova forma de aprender, de ensinar e até ajudar na inclusão escolar”.

“As diversas possibilidades da impressora 3D junto às ferramentas foram exploradas no decorrer do treinamento, como a criação de projetos que possibilitou produzir qualquer peça, uma vez que a imaginação não tem limites”, defende Renan Souza, Auxiliar de Suporte Técnico, do Colégio da Companhia de Maria.

Durante o treinamento, os educadores projetaram o objeto a ser impresso em um aplicativo para criar ferramentas em 3D.

“O material utilizado para a impressão das peças é chamado PLA, um termoplástico biodegradável derivado de fontes renováveis como amido de milho, raízes de mandioca e da cana-de-açúcar. O objeto degrada-se em torno de 24 meses se enterrado, ou 48 meses na água”, Beth Neves, Analista de Suporte Técnico, do Colégio da Companhia de Maria.

Para Maria Lucia Gimenez, Diretora Geral do Colégio da Companhia de Maria, “a implementação da tecnologia na educação tem a finalidade de auxiliar a construção do conhecimento e fornecer novos caminhos para o ensino e aprendizagem”.

Agende sua Visita