fbpx
Compa

Rede Internacional de Ensino

  • Facebook
  • Instagram
31 de janeiro de 2020

Durante o mês de janeiro, o programa Férias Divertidas teve como temática os continentes americano, asiático e africano.

As Férias Divertidas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento de aspectos afetivos, cognitivos e sociais, contribuindo no processo de formação de um cidadão crítico e reflexivo. O programa também tem o propósito de fazer com que os estudantes possam interagir com o meio em que vivem de forma dinâmica e autêntica de acordo com o Projeto Educativo da Companhia de Maria, que busca a acolhida das crianças, o diálogo, a participação, o trabalho em equipe e o cultivo do sentido artístico e cultural.

A escolha da temática se deu com o intuito de desfrutar e estimular o contato com outras realidades e também a ampliar repertório pessoal sobre o mundo onde vivemos. As atividades planejadas e realizadas envolveram a aquisição de saberes referente à cultura, história e costumes de cada continente de maneira lúdica, criativa e repleta de aprendizagem, como por exemplo: brincadeiras nostálgicas como corre-cotia, 5 marias, queimada etc. Além disso, participaram de atividades e oficinas artísticas sobre alguns países dos continentes abordados, como México, Japão, EUA e etc. As crianças desenvolveram dobraduras,  chapéus mexicanos, móbile japonês, peixe chinês kainobori, dragão chinês, máscaras e adereços africanos e muito mais.

A Escola de Dança Paulista, parceira do COMPA, também esteve presente ao realizar atividades de ginástica acrobática e circense, aulas de dança e yoga, que buscam estimular o autoconhecimento, percepção do próprio corpo e saúde infantil.

Esta edição do programa abordou a arte da  fotografia nos dias atuais. As crianças tiveram a oportunidade de trabalhar a criatividade inserida na tecnologia e a percepção do olhar de cada um. Antes de fotografar, foram orientadas a perceber o ambiente e suas qualidades, luz, ângulo e etc.  Aprenderam a configurar a luz em uma câmera semiprofissional e tiraram fotos da natureza e fizeram, também, uma sessão de fotos das próprias dobraduras que confeccionaram na aula anterior.

Para ampliar conhecimento nesta área, todos participaram de uma dinâmica diferente: o StopMotion. Esta é uma técnica utilizada para fazer animações com objetos e pode ser feito com um simples celular. A atividade teve como propósito fomentar o exercício da observação para um contínuo aprimoramento da percepção da natureza e demais ambientes em que estão inseridos. A dinâmica tinha como regra principal: Olhar, admirar e escolher o ângulo mais bonito. Fotografar era apenas o detalhe final.

O COMPA agradece a presença de todas as crianças e a equipe pedagógica e enfatiza o compromisso de uma educação que se realiza com outros e outras, a partir de um trabalho conjunto e complementar.

Até a próxima! As Férias Divertidas voltam em julho! (:

× Agende sua Visita