fbpx

Ensino Fundamental I

O  Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético. Tem em vista não apenas uma formação ampla, mas proporcionar condições para que o aluno construa seus conhecimentos e seja capaz de utilizá-los de forma significativa.

Para isto, em todas as áreas do conhecimento, o Colégio da Companhia de Maria:

  • Estimula a criatividade e caráter personalizador do educando, fazendo com que ele se reconheça como singular;
  • Desenvolve  valores, criando condições para que ele compreenda os costumes e normas que regem a sociedade em que vive, estimulando seu espírito crítico em relação às injustiças sociais e aos meios de comunicação de massa;
  • Oportuniza um conhecimento profundo de fatos, ideias, posições e conceitos nas diferentes áreas do conhecimento que propõe;
  • Desenvolve no aluno a capacidade de compreender, analisar, sintetizar, avaliar e aplicar os conhecimentos adquiridos, proporcionando-lhe capacidade de solucionar problemas diante de situações novas;
  • Proporciona um método eficiente de estudo, estimulando a curiosidade intelectual em face dos fenômenos que ocorrem no mundo, levando o aluno a questionar, investigar e propor soluções para estes fenômenos.

Nossa estrutura curricular,  além de ser constituída pelos componentes curriculares  básicos, (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia , Ciências e Educação Física) trabalha com aulas extras que aprimoram a aprendizagem:

Os alunos aprendem a usar os recursos tecnológicos como apoio às diferentes áreas do conhecimento. São orientados também nos cuidados em seu uso indiscriminado.

Aula contextualizada, onde eles observam e praticam o que está sendo aprendido em sala de aula. Essas aulas aguçam a curiosidade, a percepção, a criatividade de forma mais concreta e interessante, desvendando o mistério da Ciência.

O foco, neste caso, está voltado para a pesquisa e a leitura. Estimula-se o gosto de ler, instalando o hábito de frequentar livrarias e bibliotecas.

Aulas lúdicas e contextualizadas, com a participação em dramatizações, exercícios escritos e orais, vivências festivas da cultura, tudo baseado em situações concretas, o que possibilita a captação do conhecimento de forma significativa e prazerosa.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Nossos alunos aprendem flauta, percussão e canto.

A Arte educa o olhar, relaciona sentimentos e trabalha aspectos psicomotores e cognitivos. Possibilita o desenvolvimento da criatividade através da  produção,  da  reflexão e da apreciação de obras artísticas.

Acontece de forma natural, de maneira que o educando possa, de acordo com o seu grau de desenvolvimento:

  • Refletir sobre as respostas que diferentes culturas deram e dão às perguntas sobre  sua origem, “de onde vim?, e sobre o futuro, “para onde vou?”, reconhecendo o valor da relatividade das respostas a essas perguntas;
  • Romper com os sectarismos e fundamentalismos, compreendendo que ninguém tem a verdade absoluta, pois ela sempre está condicionada pelas necessidades, pelos desejos, pelos medos e pelos sonhos dos envolvidos;
  • Compreender os significados das afirmações e das verdades de fé das tradições religiosas;
  • Compreender o surgimento e a formação da pluralidade religiosa mediante a colaboração das diversas culturas e etnias;
  • Saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las.


O componente curricular desenvolve atividades lúdicas e contextualizadas, e consonância com o universo cultural do idioma. Desenvolve competências escritas e orais para a aquisição da língua.


Nossa Metodologia

Partindo de um Projeto Educativo próprio, a intenção pedagógica se concretiza em ações significativas priorizando a reflexão a criatividade e o pensamento crítico.

Projetos

Fundamental I

Mais intensamente, ratificando as propostas pedagógicas que viemos desenvolvendo, o foco do trabalho do Colégio da Companhia de Maria está direcionado a educar o aluno para dar respostas adequadas – acadêmicas ou sociais – aos problemas que se apresentam e comprometer-se na melhoria da sociedade e de si próprio. Os projetos interdisciplinares também fazem parte da rotina dos alunos do COMPA. Através deles, a aprendizagem passa a ser mais significativa, com foco nos procedimentos de cada componente curricular envolvido e nas relações pessoais.  São meios eficazes para a participação dos alunos, tornando-os protagonistas de sua vida acadêmica e formativa.

1. Encontros literários  

Através da leitura, o ser humano é capaz de desvendar outros universos, explorar o desconhecido, decifrar o sentimento e as emoções que  o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
O projeto propicia a vivência com autores de livros, um momento valioso do autor da obra com o leitor.

2. Interioridade

Proposta de valorização da vida, que por meio de reflexões, resgata valores fundamentais para a formação do ser, como autoconhecimento e autorregulação.
Propõe a formação consciente, saudável, criativa, responsável e solidária, comprometida com a coletividade, no exercício da justiça e fraternidade.

3. Horta Orgânica 

O cuidar, o manter, o preservar e o empreender são habilidades desenvolvidas nesse projeto. Os estudantes acompanham o cuidado e crescimento das espécies, fazem a colheita e vendem os produtos à comunidade escolar.
Os lucros obtidos são contabilizados e parte é destinada para manutenção da horta, outra parte, para as obras sociais.

Projetos voltados aos temas propostos pela UNESCO.

Ações Pedagógicas

1. Aprender em COMPAnhia

A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos.

2. Poetizar” em COMPAnhia

A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.

3. CO-Laborar em COMPAnhia

Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.

4. Compa em Rede

Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…
Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.

5. Compa em DEBATE

Proposta de integração entre as turmas, para levantamento e discussão de assuntos de importância para a sociedade. A atividade contribui para construir argumentação e uma opinião válida, para desenvolver a habilidades orais, pensamento crítico e a alteridade.

6. Aula aberta

Momento que favorece o protagonismo, estimula a pesquisa e desperta a curiosidade.
A atividade propõe a seleção de temas que o estudante deseja aprofundar para apresentar à sua turma, contribuindo para a aquisição de habilidades como desenvoltura, autonomia e oratória.

7. Estudo do meio

Saídas pedagógicas que tem por objetivo contribuir e enriquecer a aprendizagem, tornando os temas aprendidos em sala de aula mais significativos.

Equipe

Lillían Mendes Neves

Rejane Quintale G. Torres

Rosilaine Rodrigues

Cláudio Barbosa Junior

Prof. de Artes

Felipe Eiji Shimamura

Angela Brito Mendes

Julio Cezar de Santana

Prof. Programação

Bruna Fernanda Arruda Budoya de Salles

Alessandra Bomfim Faria

Luciete Coscia Faria

Simone Cristiane Azevedo

Selma D´Alessandro

Cursos Extracurriculares

Inglês (CEL-LEP)

1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Francês

2º ao 5º ano (duas vezes por semana) – EAD ou presencial

Teclado

3º ao 5º ano (uma vez por semana) – EAD ou presencial

Musicalização

1º ao 5º ano (uma vez por semana)

Ginástica Artística Mista

1º ao 5º ano (uma vez por semana)

Yoga Mista

1º ao 5º ano (uma vez por semana)

Judô

1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Ballet

1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Robótica

1º ao 5º ano (uma vez por semana)

Desenho

1º ao 5º ano (uma vez por semana) – EAD ou presencial

Teatro

1º ao 5º ano (uma vez por semana) – presencial
Duas vezes por semana – EAD

Para mais informações, entre em contato com a Orientação Social.