fbpx
Compa

Rede Internacional de Ensino

  • Facebook
  • Instagram
29 de abril de 2020

No Dia Mundial do Livro, o Compa São Paulo promove a ação Ler e Sonhar e convida estudantes das unidades espalhadas pelo mundo. 

Por ser uma rede internacional de ensino, o Colégio da Companhia de Maria de São Paulo teve, como iniciativa, convidar nossos amigos de outras unidades do Compa de outros países a participarem do Projeto Ler e Sonhar. O convite, feito no início de abril, teve como propósito incentivar a leitura bem como compartilhar este momento com o mundo todo.

Um vídeo, apresentado por educadores e estudantes, foi enviado como convite no início do mês de abril. É possível ver a abertura do convite em francês, passando pelos idiomas: espanhol, guarani, inglês, português e italiano!

Apenas nos restaria saber, então, se teríamos uma resposta.

Em 23 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1995, para valorizar a importância do livro e de seus autores para a população mundial.

Ter uma data específica para celebrar o livro é também ressaltar a importância sobre o direito à leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.   

O Compa São Paulo, que faz parte da Rede Internacional de Ensino da Companhia de Maria, sempre foi uma grande apoiadora da leitura,  processo fundamental de nosso Projeto Educativo. 

O convite foi bem recebido e tivemos uma resposta dos estudantes da França, Itália, Albânia, E.U.A., México, Nicarágua, Colômbia e Chile. Produzimos, então, um vídeo com nossos estudantes ao redor do mundo, indicando os livros que mais gostam, aumentando assim o repertório de sugestões de boas leituras. 

“Vamos compartilhar nossos momentos de leitura e mostrar que a leitura pode existir em qualquer lugar, em qualquer tempo e situação”, Ir. Vilma de Freitas, Orientadora Educacional do Colégio de São Paulo.

A leitura pode trazer vários benefícios ao ser humano seja no âmbito intelectual ou emocional. Neste cenário delicado de pandemia que vivemos, a leitura pode também nos proporcionar momentos de acolhimento e paz. 

Através das indicações de leitura, o Compa São Paulo reafirma a importância do cultivo da leitura e busca favorecer a vivência da interculturalidade proposta pelo Projeto Companhia de Maria ao redor do mundo.

“Vamos exercer a prática do ato de ler de forma prazerosa e descontraída”, finaliza Ana Paula, Bibliotecária do Compa.

 Os vídeos foram divulgados em nossas redes mostrando estudantes e educadores lendo e apresentando seus livros e autores favoritos. Confira:

× Agende sua Visita