21 de maio de 2018

O Dia de comemorações a Santa Joana de Lestonnac começou com muita alegria e união no Compa.

Ginásio repleto de alunos e educadores para celebrar uma MissaEspecial em Comemoração ao Dia de Santa Joana de Lestonnac, fundadora da Ordem da Companhia de Maria.

Na oportunidade, a Madre Márcia entrou com o símbolo do aniversário de 10 anos da unificação da província Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Bolívia) para homenagear a data.

A Missa, celebrada por Padre Renato, teve início com a entrada a imagem de Maria, ao lado das Irmãs Márcia e Pilar, acompanhadas de Maria Lucia, Diretora Geral do Compa.

Arte, Humanismo e Espiritualidade, os três pilares da metodologia Companhia de Maria, estiveram presentes na Celebração.

O Canto de Entrada foi feito pelos alunos do Coral de Musicalização do Período Integral do Compa junto com o professor Augusto.

Na sequência, a turma do 2ºA do E.M. interpretou “Monólogo das Mãos” de Miguel de Montaigne.

As alunas do Compa que fazem aulas de Ballet com Escola Paulista de Dança, nossa parceira, realizaram uma apresentação especial: dança contemporânea, do século XVII, com a música “Joana”, composição do professor Hélio Miguel.

Festa é assim… também tem pipoca, algodão doce e muita alegria. Depois da Missa em honra a Santa Joana, a Família Compa foi para o pátio em um momento de confraternização.

O momento seguinte da programação foi o Torneio Comemorativo Santa Joana de Lestonnac, que aconteceu entre os alunos do E.F.I e o E.M.

No período da tarde, as comemorações continuaram…

Para iniciar o período vespertino, aconteceu outra Missa, desta vez com a participação dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

 

Exposição de trabalhos pedagógicos

Durante o dia de comemorações no Compa, também aconteceram exposições de trabalhos feitos pelos alunos ao longo das semanas que antecediam a data.

Elaboração e compartilhamento de cenas da Vida de Santa Joana, feita em vídeo a partir de conceitos trabalhados nas aulas de programação: 5º ano A e B EFI – professoras Miriam e Rejane.

Exposição de FLIPBOOKS sobre cenas da Vida de Santa Joana: 6º e 7º ano do EF II – professor Hélio – Ensino Religioso.

Exposição de VERSOS PARA JOANA: 8º e 9º ano EF II – Professora Renata – Português.

Exposição de painéis artísticos homenageando Santa Joana – EM – aulas de Ensino Religioso – professor Hélio.

Teatro sobre a Vida de Santa Joana: 2º ano do EFI – Professora Simone. O cenário foi elaborado pelos alunos do 8º ano A – disciplina Educação Artística- professora Ana Maria.

Apresentação de Poesia, dos alunos do Jardim I, junto com Ana Paula Miguel da Silva, Bibliotecária do Compa.

Apresentação de dança circular:  4ºA – professora Luciete – criação Ana Paula (bibliotecária).

Apresentação de música: 1ºA – professora Carla – criação Ana Paula (bibliotecária).

 

Festa de Santa Joana de Lestonnac

No dia 15 de maio de 1949, a Igreja ratificou a vida e o projeto Educativo de Joana de Lestonnac, declarando-a Santa. Todos os anos, nesta data, celebramos a festa de Santa Joana de Lestonnac como reconhecimento a ela e a todas as pessoas que tornaram e continuam tornando possível, em diferentes países do mundo, este estilo próprio de educar.

“Estender a mão” educativamente, ao estilo de Joana de Lestonnac, dá sentido e vitalidade às Instituições Companhia de Maria.

#OrgulhoDeSerCompa

 

Agende sua Visita