24 de janeiro de 2018

Retorno de equipe alegre e fraterno aqui no Compa.

Nesta segunda-feira, 22/01, nossa equipe foi recebida com um Bom Dia Especial! Um Bom Dia de boas energias para iniciar nosso período letivo 2018.

Um ambiente especialmente pensado e preparado para receber nossos educadores.

Realizamos atividades de relaxamento, de interação, de aproximação e de motivação. Mexemos o esqueleto através da dança, trabalhamos a mente com atividades de reflexão, alimentamos o corpo com um belo café da manhã.

Todas essas ações trabalhadas fazem parte do Projeto Cultivo da Interioridade da Companhia de Maria que busca a identidade pessoal, ou seja, conhecer a si e ao outro melhor.  Ações de conexão com o grupo e com as pessoas que permitem manter acesa a chama que nossa mentora Joana de Lestonnac acendeu há 410 anos!

Força, sensibilidade, dedicação, inspiração, olhar atento sobre a realidade, energia transcendente, amor, ser educador, estender a mão, persistência, disponibilidade, perseverança, amizade com Maria. Essas foram algumas das palavras lembradas nesse encontro.

“Que tenhamos todos um ano letivo abençoado, repleto de produtividade e aprendizado. Este momento de confraternização é pensado para que possamos renovar nossas energias, apresentar as novidades, retomar e planejar as atividades relacionadas ao nosso Projeto Educativo. Sempre ter em mente que oferecemos uma educação de qualidade, que busca a eficiência de cada um dos processos que constituem a missão educativa Companhia de Maria”, dá as boas-vindas Maria Lucia Cuestas Gimenez.

Aqui no Compa todos são educadores. Cada aluno, cada pessoa é conhecida pelo seu nome, pela sua identidade.

Aqui o carinho ultrapassa o cargo, a posição. Temos um jeito humano de educar, de estar próximo, de interagir, de ensinar e aprender. O Estilo Compa de Educar leva em conta a pessoa como centro do Projeto Educativo. Por isso, todos no nosso colégio são educadores. Ser educador Companhia de Maria é procurar fazer do ordinário um jeito extraordinário. Escutar, contemplar, ter um olhar que enxerga além do superficial.

“Aqui no Compa, temos um grupo unido, um grupo de amigos, uma família. Gostaria de ressaltar e agradecer a todos pelo trabalho que vêm desenvolvendo ao longo desses 60 anos que estamos em São Paulo. Fica aqui também meu agradecimento especial à equipe da limpeza e manutenção. São pessoas que fazem uma entrega genuína de trabalho e organização do espaço ou e organizam o espaço. Muito obrigada!”, Irmã Zirlene, Diretora Administrativa.

Novidades

Começamos o ano com muitas novidades… Entre elas, a chegada de 3 novos educadores: Márcia Leila Bezerra, Coordenadora do Período Integral; Marta Portela, Profa de Matemática; William Jacques Ribeiro, Profo. de Programação.

Márcia Bezerra estará à frente do Período Integral, trazendo muitas novidades. “Vamos nos empenhar para que os trabalhos sejam significativos. Nosso objetivo é fazer com que os alunos aprendam não só com o fazer pedagógico, mas também com o emocional. Coloquem em prática as atividades em grupo para aprenderem na prática o falar com o outro e o olhar o outro. Vamos trabalhar o pedagógico com as habilidades sócioemocionais, trazendo mais autonomia, proporcionando mais descobertas, realizando o trabalho em equipe e desenvolvendo a resiliência”, explica Márcia Leila Bezerra.

Aulas de programação estão entre as novidades do Compa para 2018. Por isso, fomos atrás de um profissional experiente para cuidar da disciplina. Com 30 anos de trabalho na área de programação, Willian, também já trabalhou em outros colégios.

“O Colégio da Companhia de Maria está na vanguarda em termos de tecnologia educacional. Ele está seguindo a tendência do ensino da Europa que também adota aulas de programação para crianças. Reservar uma aula para o aluno aprender é pensar no futuro e proporcionar novas possibilidades para esses jovens. Programar é uma realidade no Compa. Além de formar aluno, também atuamos no sentido de educá-lo de forma integral”, completa William.

O desenvolvimento integral da pessoa exige que articulemos os saberes humanísticos com os científicos e tecnológicos, promovendo a interdisciplinaridade, que enriquece a base de conhecimento.

“A matemática é a mãe das filosofias. Quero inspirar os alunos. Colocar em prática o Projeto Pedagógico do Compa em sua essência: fé, ciência e tecnologia. Acredito nessa proposta. O Compa é a extensão da minha casa. Estou chegando agora, mas conheço todos por aqui. Sou mãe de ex-aluno do Colégio. Este lugar é muito especial para mim”, ressalta Marta Portela.

Somos uma grande equipe, uma grande família.

Que 2018 venha repleto de sucesso, de produtividade, amizades e renovações!

Um ótimo ano para todos nós!

Colégio da Companhia de Maria, há 60 anos, educando para a vida!