Compa

Rede Internacional de Ensino

  • Facebook
  • Instagram
29 de outubro de 2019

Em 2019, o Compa realizou a 7ª edição do Comparte, que trouxe uma apresentação voltada para a sustentabilidade no empreendedorismo.

O evento repleto de atividades socioeducativas envolve toda a comunidade educativa Companhia de Maria e também os moradores do bairro.

O Comparte é uma mostra de trabalhos elaborados por todas as séries do Compa e reúne arte e ciência, tendo como base os temas anuais da Campanha da Fraternidade e da Unesco. 

Os estudantes de cada turma tiveram um subtema para trabalhar durante o ano e apresentar no evento. Foram meses desenvolvendo habilidades como pesquisa, trabalho em equipe, liderança, organização, planejamento, entre outras.

A abertura aconteceu às 9h, no Ginásio Poliesportivo com o espetáculo “O ciclo da vida e a interdependência dos seres da criação”. O intuito do espetáculo foi exaltar a filosofia do COMPA com base na visão de Joana de Lestonnac, foi abordada a questão de adaptação aos temas atuais, ou seja, voltar o olhar introspectivo às criações e seres do planeta Terra, que instiga a consciência social nos estudantes.

Os bichos sustentáveis utilizados no espetáculo foram criados pelo Prof. de ensino religioso Hélio Miguel, que obteve auxilio de colaboradores e estudantes do COMPA para a elaboração destes. Com o foco sustentável, os animais foram elaborados com materiais recicláveis, como caixinha de leite/suco, papelão etc., sempre visando um compromisso harmonioso e responsável com a natureza.

Em seguida, aconteceram as premiações das melhores redações elaboradas pelos estudantes, referente ao tema da Campanha da Fraternidade 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Na sequência, aconteceu o desfile de moda africana, contemplando o Projeto África – cores e sabores, preparado pelos estudantes do 5º ano em parceria com a proposta de empreendedorismo do Sebrae.

Durante a mostra, o visitante ficou livre para realizar diversas vivências pelo Colégio e explorar cada espaço sustentável, preparado pelos estudantes e educadores.

Dentre as atividades do Comparte 2019 estiveram:
Apresentações de teatro;
Apresentação do canto guarani e bate-papo sobre a cultura com o escritor indígena Olívio Jekupé;
Exposição de trabalhos sobre a cultura indígena;
Simulação do conselho de segurança da ONU;
Explanação para conscientização sobre o uso de drogas e suas consequências;
Exposição de ecopapelariastore  papel reciclado e reutilização de matérias;
Produtos artesanais e ecossustentáveis.

#SomosCompanhiaDeMaria

#OrgulhoDeSerCompa

Leia também: Comparte 6ª edição traz o tema Paz pela Paz

× Agende sua Visita