23 de Março de 2018

A Roda de Conversa é um momento de aproximação das famílias com a escola, mas também é uma oportunidade de debater assuntos importantes para a educação dos nossos alunos. Agradecemos a presença das famílias nas reuniões realizadas. Acreditamos que isso fortaleça as ações de formação dos nossos jovens.

Com foco para o Fundamental II e Ensino Médio, o encontro proporcionou, dentre outros assuntos, a orientação sobre “Diferença entre papel de Pais e papel de Amigos”; “A importância do sono e da boa alimentação para o desenvolvimento escolar” e “Uso inteligente dos aparelhos eletrônicos”.

A reunião teve início, mostrando na prática como acontece o Projeto Educativo Companhia de Maria.

A aluna Ana Beatriz, do 1º ano A, do Ensino Médio, apresentou uma de suas obras de arte que se baseia na representação de um adolescente e a sua percepção de mundo. Uma expressão artística, coberta por peças e mecanismos, que apontam o aprisionamento e a limitação que muitas vezes o imobiliza, desvalorizando a criatividade e robotizando suas emoções. A outra metade da figura, preenchida de flores e cores, significa a importância que o une à natureza, à sua essência, seus conhecimentos, valores e sentimentos que os impulsionam, inspiram e movimentam diante da vida.

Esse trabalho foi escolhido para ser apresentado nesse momento, não só pela sua complexidade e realidade, como também por mostrar a necessidade de haver uma consciência e um equilíbrio entre as partes, além de estar diretamente relacionado ao Projeto AHE (Arte, Humanismo e Espiritualidade), uma metodologia própria da Companhia de Maria que propicia a interiorização, favorece o compromisso e potencializa expressão artística como meio de comunicação universal.

Obrigado, Ana Beatriz, pela criação e compartilhamento com todos nós! Parabéns!!!!

 

Roda de Conversa 2018: os dias de hoje e os “olhares” para o futuro 

Um momento oportuno para trazer as novidades de forma mais detalhada para os pais:

  • Aumento de carga horária da disciplina de inglês na Matriz Curricular,
    com foco nos exames de Cambridge. Além do reforço no aprendizado de outro
    idioma, preparamos os alunos para obterem certificações valiosas que
    facilitam o ingresso do aluno nas melhores universidades nacionais e
    internacionais e promovem maior oportunidades no mercado de trabalho em
    todo o mundo e instituições brasileiras e internacionais.
  • A disciplina de História da Arte, na grade curricular, com o objetivo de
    educar os olhares para novas percepções de mundo, trazendo um olhar
    sensível para as representações do espaço/cidade na qual vivemos, mesmo
    sendo uma “selva de pedras” temos muitas coisas bonitas e ricas a serem
    entendidas e estudadas, o que inclusive vem ao encontro de preparo para os
    vestibulares;
  • A disciplina Programação está presente na Matriz Curricular para o
    ensino de mais uma linguagem. Programar é a técnica de “dizer ao
    computador” o que fazer. Significa comunicar-se de forma lógica e
    organizada. Para isso, é preciso entender a sua linguagem, que pode ser
    complexa, mas acessível às crianças e adolescentes.
  • A prática Jiujitsu para 8º e 9º anos como uma forma de descarregar
    energia, através de uma arte marcial, que tem como base filosófica o
    respeito, a paciência e o controle para alcançar o êxito em todos os
    aspectos da vida.
  • Aplicação de simulados para a preparação dos vestibulares. A turma do
    Ensino Médio começa a vivenciar situações práticas dos vestibulares.

A educação tem um papel relevante na construção da identidade da pessoa, por isso, a Companhia de Maria conta com uma pedagogia que ajuda a estruturar o pensamento, incentivar a pesquisa e formar o sentido crítico e criativo.

Todo esse planejamento, com foco em um ensino forte tem gerado excelentes resultados, como os nossos Campeões dos Vestibulares 2018 (Confira como foi) http://www.compa-sp.com.br/alunos-do-compa-aprovados-nos-vestibulares-2018/

 “Formação de cabeças bem feitas, e não cheias”, Projeto Educativo da Companhia de Maria.

 

Papel de Pais # de papel de Amigos (EM TÍTULO 4)

Esse foi outro tema abordado na Roda de Conversa que merece destaque. São dois patamares diferentes.

Cabe aos pais acompanharem a construção do futuro dos filhos! Orientá-los e provocar reflexões que os ajudem a amadurecer diante das escolhas que a vida oferece, certamente marca a importância do papel dos pais na vida de seus filhos.

Ter clara a diferença entre esses papeis é fundamental para o equilíbrio familiar e a consolidação de uma base estruturada no processo de amadurecimento.

Alimentação Saudável 

A alimentação tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, por isso também teve espaço nessa Roda de Conversa.

Esse tema é trabalhado no Compa desde cedo, na Educação Infantil e se estende até o fim do Ensino Médio.

A alimentação influencia no nosso modo de agir, sentir e pensar.

O jovem está em fase de crescimento e precisa ter energia suficiente e diversidade de nutrientes para enfrentar as atividades diárias e ativar satisfatoriamente seus canais de concentração, entendimento, raciocínio, memorização e assimilação dos estudos.

Então, planeje seu dia e seus horários. Acorde com tempo para tomar um bom café da manhã e não apenas aquele copo de leite ou de suco, tomados rapidinho antes de sair.

Você pode acompanhar algumas dicas de Alimentação Saudável no site do Compa. Toda semana tem uma nova dica especial (Acompanhe) – http://www.compa-sp.com.br/suco-refrescante-e-hidratante/

 

Uso do Celular

A tecnologia veio para nos ajudar e otimizar nossos procedimentos e tarefas diárias. Para que ela realmente seja nossa aliada é preciso ficar atento e fazer uso inteligente dos equipamentos.

Os smartphones realmente são ferramentas úteis de trabalho, se soubermos utilizar…

Não podemos impedir que os filhos tenham acesso ao mundo virtual. Entendemos que a tecnologia traz um espaço de expressão, descobertas e autonomia, mas é preciso orientar nossos jovens para que eles não caiam em algumas armadilhas pelo excesso de uso e riscos a que se expõem.

 

Sono 

O bom sono favorece restauração de danos físicos, emocionais e ajuda no crescimento dos ossos e no equilíbrio do sistema nervoso.

A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) recomenda que todas as telas – televisores e computadores – sejam desligadas meia hora antes de ir para a cama. E que os pais evitem que seus filhos mantenham esse tipo de aparelho em seus quartos.

Horas de sono recomendadas segundo a idade

– 4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
– 1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
– 3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
– 6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
– 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

“Devemos tomar consciência dos desafios de educar e entender que nossos filhose alunos podem ser receptores do nosso amor, mas também do nosso descuido. Não devemos fechar os olhos aos desafios que o mundo apresenta. Precisamos permanecer atentos para orientá-los e ajudá-los para que consigam trilhar pelo melhor caminho, evitando riscos que sejam previsíveis. O ritual africano ‘Sawabona’ nos inspira a descortinar erros e ressaltar pontos positivos. É isso que podemos colocar em prática no nosso dia a dia”, finaliza Lúcia Regina Pereira Carlini, Orientadora Educacional.

https://www.youtube.com/watch?v=Tv2MbXe6onU&t=20s