Ensino Fundamental I

O  Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético. Tem em vista não apenas uma formação ampla, mas proporcionar condições para que o aluno construa seus conhecimentos e seja capaz de utilizá-los de forma significativa.

Para isto, em todas as áreas do conhecimento, o Colégio da Companhia de Maria:

  • Estimula a criatividade e caráter personalizador do educando, fazendo com que ele se reconheça como singular;
  • Desenvolve  valores, criando condições para que ele compreenda os costumes e normas que regem a sociedade em que vive, estimulando seu espírito crítico em relação às injustiças sociais e aos meios de comunicação de massa;
  • Oportuniza um conhecimento profundo de fatos, ideias, posições e conceitos nas diferentes áreas do conhecimento que propõe;
  • Desenvolve no aluno a capacidade de compreender, analisar, sintetizar, avaliar e aplicar os conhecimentos adquiridos, proporcionando-lhe capacidade de solucionar problemas diante de situações novas;
  • Proporciona um método eficiente de estudo, estimulando a curiosidade intelectual em face dos fenômenos que ocorrem no mundo, levando o aluno a questionar, investigar e propor soluções para estes fenômenos.

Nossa grade curricular,  além de ser constituída pelos componentes curriculares  básicos, (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia , Ciências e Educação Física) trabalha com aulas extras que aprimoram a aprendizagem:

Os alunos aprendem a usar os recursos tecnológicos como apoio às diferentes áreas do conhecimento. São orientados também nos cuidados em seu uso indiscriminado.

Aula contextualizada, onde eles observam e praticam o que está sendo aprendido em sala de aula. Essas aulas aguçam a curiosidade, a percepção, a criatividade de forma mais concreta e interessante, desvendando o mistério da Ciência.

O foco, neste caso, está voltado para a pesquisa e a leitura. Estimula-se o gosto de ler, instalando o hábito de frequentar livrarias e bibliotecas.

Aulas lúdicas e contextualizadas, com a participação em dramatizações, exercícios escritos e orais, vivências festivas da cultura, tudo baseado em situações concretas, o que possibilita a captação do conhecimento de forma significativa e prazerosa.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Nossos alunos aprendem flauta, percussão e canto.

A Arte educa o olhar, relaciona sentimentos e trabalha aspectos psicomotores e cognitivos. Possibilita o desenvolvimento da criatividade através da  produção,  da  reflexão e da apreciação de obras artísticas.

Acontece de forma natural, de maneira que o educando possa, de acordo com o seu grau de desenvolvimento:

  • Refletir sobre as respostas que diferentes culturas deram e dão às perguntas sobre  sua origem, “de onde vim?, e sobre o futuro, “para onde vou?”, reconhecendo o valor da relatividade das respostas a essas perguntas;
  • Romper com os sectarismos e fundamentalismos, compreendendo que ninguém tem a verdade absoluta, pois ela sempre está condicionada pelas necessidades, pelos desejos, pelos medos e pelos sonhos dos envolvidos;
  • Compreender os significados das afirmações e das verdades de fé das tradições religiosas;
  • Compreender o surgimento e a formação da pluralidade religiosa mediante a colaboração das diversas culturas e etnias;
  • Saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las.

Nossa Metodologia

Em nossa intenção pedagógica, partimos do princípio de que o aluno aprende, realmente, quando participa ativamente do processo.  Assim, o pensamento é uma forma de ação necessária dentro do quadro de realização da ação de aprendizagem, para que as informações, intermediadas pelo professor, estejam situadas organicamente na memória (de longa duração) dos alunos.

Nossas aulas são significativas, operatórias, dialógicas e reflexivas.

Projetos

Fundamental I

Mais intensamente, ratificando as propostas pedagógicas que viemos desenvolvendo, o foco do trabalho do Colégio da Companhia de Maria está direcionado a educar o aluno para dar respostas adequadas – acadêmicas ou sociais – aos problemas que se apresentam e comprometer-se na melhoria da sociedade e de si próprio. Os projetos interdisciplinares também fazem parte da rotina dos alunos do COMPA. Através deles, a aprendizagem passa a ser mais significativa, com foco nos procedimentos de cada componente curricular envolvido e nas relações pessoais.  São meios eficazes para a participação dos alunos, tornando-os protagonistas de sua vida acadêmica e formativa.

1.Eleição

Quando todo o país está voltado para eleger seus representantes, nossa escola também se movimenta neste sentido, para o exercício da cidadania. Com aulas dinâmicas, debates e oficinas, nossos alunos, desde cedo, aprendem a fazer escolhas conscientes para a melhoria de vida da coletividade.

2. Valorização da Vida

Envolve toda a comunidade educativa em um movimento de reflexão quando busca resgatar valores fundamentais à formação do cidadão consciente, saudável, criativo, responsável, solidário e fraterno, comprometido com a coletividade, amante da justiça e da fraternidade.

3.Sustentabilidade

A sustentabilidade, tema tão importante hoje, é retomado sempre através de diferentes abordagens e atividades voltadas à preservação do meio ambiente: economia de papel, luz, água, conservação da limpeza e reaproveitamento de materiais. Garantindo, assim, que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para sua melhoria.

4. Sexualidade

Orientado pela OE, este projeto esclarece e orienta os alunos sobre a importância do respeito ao corpo (o próprio e o do outro) e das diferenças de gênero. Tem por objetivo desenvolver nos alunos uma atitude crítica e reflexiva em relação à sexualidade. A sexualidade dá a cada ser humano a possibilidade de ir ao encontro do outro. Ela está diretamente ligada ao exercício da cidadania, pelo respeito por si e pelo outro, nas questões de saúde e no direito à informação e ao conhecimento. O Deus da Bíblia é um Deus que, com imenso amor, cria homens e mulheres à sua imagem e semelhança. Dimensões da sexualidade que orientamos:

Sexualidade como dom, compromisso, felicidade e prazer;

A sexualidade vista com naturalidade, sem tabus;

Dissociação de sexo e amor;

A sexualidade no contexto social.

5. Leitura

Através da leitura, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode, então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Além disso, o aluno que gosta de ler apresenta maior facilidade de assimilação em todas as áreas do conhecimento. Despertamos o prazer pela leitura através de atividades recreativas, dramatizações, criação e narração de histórias, roda da leitura, hora do conto e constante uso da Biblioteca. Tudo isso faz parte de nosso cotidiano.

Projetos voltados aos temas propostos pela UNESCO.

Outros:

Saídas pedagógicas

Uma complementação de nossa prática pedagógica, que auxilia na socialização, aprendizagem, autonomia e transferência de conhecimento. Muitas delas têm o sabor de uma grande aventura.

Serviços de Orientação Educacional e Pedagógica, que acompanham e dão suporte: Oferecem apoio aos professores e alunos dentro e fora da sala de aula. Especialmente com a OE, são atendidos para a orientação de estudos e a orientação para uma convivência saudável e equilibrada, respeitando as diferenças. A OE estabelece também um contato direto com a família dos alunos, fazendo com que todos participem desse processo, que visa a formação acadêmica e pessoal.

Equipes

Adriana Lira Souza Matias

Luciete Coscia Faria

Simone Cristiane Azevedo

Selma D´Alessandro

Miriam Cristina Germignani Serra

Rejane Quintale G. Torres

Rosilaine Rodrigues

Ivanir Evangelista da Cunha Lemes

Felipe Eiji Shimamura

Carla Abi – Nasser Sansão

Angela Brito Mendes

Lista de Material

Baixe a lista de material em PDF selecionando a série desejada

1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano

 

Cursos Extracurriculares

Iniciação Esportiva

1º ao 3º ano (duas vezes por semana)

Futsal

Masculino e feminino. Do 1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Musicalização

3º ao 5º ano (uma vez por semana)

Judô

1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Ballet

1º ao 5º ano (duas vezes por semana)

Pintura

3º ao 5º ano (uma vez por semana)

Teatro

1º ao 5º ano (uma vez por semana)

Para mais informações, entre em contato com a Orientação Social.