25 de maio de 2018

Em tempos de mudanças tecnológicas constantes, muitos pais ficam preocupados em matricular o filho em um colégio que consiga se manter atualizado às tecnologias modernas.

Sabendo disso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a mais nova tendência tecnológica das salas de aula: Google for Education, o que é e quais as suas funcionalidades para o ensino. Boa leitura!

Google for Education: o que é?

O Google for Education é um conjunto de ferramentas online que visa flexibilizar o processo de ensino dentro e fora da sala de aula.

Essa tecnologia permite o estudo do conteúdo de uma maneira muito mais dinâmica do que a educação tradicional, transformando jovens em estudantes ativos para que, no futuro, tornem-se cidadãos críticos e engajados com as questões do mundo.

Quais são os benefícios?

As ferramentas disponíveis no Google têm diversas vantagens quando estão aliadas à educação. Entre elas podemos citar:

  • armazenamento ilimitado de conteúdos.
  • disponibilidade de acesso total.
  • maior interação.
  • pais próximos à educação do filho.
  • maior feedback para o aluno.
  • segurança e privacidade.
  • facilidade de compartilhar e corrigir tarefas.
  • incentivo à colaboração; etc.

Se você chegou até aqui, caro leitor, deve ter percebido o quanto essa tendência da educação pode ser proveitosa para o aprendizado do estudante. Porém, não vá embora ainda!

No próximo tópico, falaremos quais são as ferramentas mais famosas do Google for Education. Confira!

Quais são as ferramentas mais conhecidas?

Google Docs (editor de texto colaborativo)

O Google Docs é um pacote de aplicativos online que permite que os usuários façam alterações em textos, documentos e planilhas de modo colaborativo.

Esse recurso é muito popular e utilizado entre estudantes por ser uma forma fácil — pode ser acessado de vários dispositivos, como notebook, celular etc. — e rápida de compartilhar informações importantes com o professor e os colegas de classe.

Google Classroom (sala de aula online)

Podendo ser utilizado por qualquer um que tenha uma conta pessoal no Google, a plataforma digital do Google Classroom funciona como uma sala de aula online. Com ela, o educador pode compartilhar tarefas de casa, programar atividades de sala de aula, anexar links de conteúdos relevantes à matéria dada, entre outros.

Além disso, o recurso ainda dá a oportunidade para que os pais acompanhem de perto o que é ensinado no dia a dia escolar, podendo verificar, assim, se a instituição está conseguindo alcançar as suas expectativas de ensino.

Google Slide (apresentação de slide colaborativa)

Outra ferramenta bastante conhecida atualmente é o Google Slide, o qual, a partir de uma série de funcionalidades atualizadas — como a possibilidade de inserir gráficos, visualizar em grade, linkar e sincronizar slides —, permite que os alunos criem slides de uma forma muito mais simples e produtiva, diminuindo o tempo de execução para a montagem do trabalho.

A parceria do colégio e da família é algo de crucial importância para o desenvolvimento do jovem. O uso de novas tecnologias em salas de aula, em um mundo cada vez mais conectado, torna a comunicação entre pais, alunos e educadores muito mais eficiente, permitindo que se mantenham alinhados à educação e ao rendimento escolar do estudante.

Agora que você descobriu mais sobre o Google for Education — o que é e quais as suas funcionalidades para o ensino — aproveite para aprender também o conceito de educação humanista e o seu impacto no futuro das crianças.