5 de junho de 2017

Em um mundo conectado, onde a tecnologia está em constante transformação, precisamos nos adaptar para acompanhar essa inovação.
Por isso, o Colégio da Companhia de Maria tem investido muito em tecnologia, treinamentos e atualizações dos educadores ao longo dos anos. É a tradição aliada à atualização.
A novidade desta vez é a chegada do Google Education como plataforma para um ensino dinâmico e interativo no Compa. Agora vai ficar mais fácil e rápido compartilhar documentos e trabalhar com os alunos em tempo real na sala de aula.

Compa Conectado para educar e formar cidadãos mais preparados

Neste final de semana os professores passaram por treinamentos com a empresa Colaborativa para conhecer melhor as aplicações em sala de aula (Classroom – Sala Virtual do Google).
O foco foi apresentar uma visão geral do Google G-Suíte for Education, tecnologia mobile do Google que está revolucionando a educação. Durante todo o mês de junho, serão realizados novos encontros de atualização e troca de experiências entre os educadores Compa.

“Foi uma manhã de sábado muito produtiva e recheada de tarefas, porém um momento muito animado, interativo e muito feliz, porque estamos trazendo para o nosso dia a dia de trabalho atualizações e capacitações profissionais para melhor educar. Nosso objetivo é estarmos sempre atentos às novidades tecnológicas para inseri-las de forma proveitosa na educação do século XXI”, Maria Lucia, Diretora Geral do Compa.

O Compa, como escola do século XXI, está seguindo essas tendências, aproximando cada vez mais estudantes, professores e pais na aquisição do conhecimento tecnológico de forma dinâmica e interativa.

“Estamos sempre em busca de acompanhar as necessidades de cada momento histórico para usar com eficiência a nova linguagem, tornando as aulas mais produtivas. A ideia é fazer com que o aluno seja cada vez mais protagonista no processo de aprendizagem”, Gláucia R. B. Coiro, Orientadora Educacional e Pedagógica.

Google for Education no Compa

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
A plataforma engloba diversas ferramentas educacionais para aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes.
O objetivo é deixar as aulas mais interativas, participativas e produtivas. Compartilhar arquivos, trabalhar no mesmo arquivo simultaneamente, facilitar a troca de ideias.

“O Compa adquiriu 35 Chromebooks para alinhar a tecnologia ao ensino integrado. Trazer a tecnologia para a escola é trabalhar de forma interativa e criativa o conteúdo a ser lecionado. Compartilhamento de conteúdo; acesso rápido a todas as matérias, inclusive de anos anteriores, além do arquivamento de toda a vida acadêmica de forma vitalícia são alguns dos benefícios do sistema”, Pierre Prieto Rossi, Coordenador de TI do Compa.

A interação entre alunos e professores é um dos benefícios da plataforma, principalmente durante as tarefas e o desenvolvimento de atividades escolares, como trabalhos em grupo. A ferramenta possibilita o contato imediato online entre as partes, para retirada de dúvidas, como fóruns de discussões, por exemplo. A ferramenta também permite um feedback mais rápido por parte dos professores em deveres de casa, trabalhos escolares e provas.

Novos equipamentos

 O Compa adquiriu 35 Chromebooks para alinhar e facilitar o processo educativo. Os equipamentos são finos, bonitos, tem tela touch, não pesam muito e são rápidos. A bateria pode durar até 7 horas em uso e o computador se mantém frio e silencioso.

Chromebook, notebook concebido pelo Google e, normalmente, fabricado por uma empresa parceira, traz o sistema operacional Chrome OS, criado pelo próprio Google que funciona totalmente baseado na web.

Agora todos os professores do Compa têm uma conta Google Escolar e todos os alunos Compa também terão para que em turmas possam estudar com base no novo sistema.

Será um ano de implantações e treinamentos para cada vez mais educar de forma efetiva e afetiva neste mundo plural. “Uma pessoa não se educa sozinha, é todo um ambiente que educa”, dizia Joana de Lestonnac, por isso acreditamos em uma equipe unida, atualizada e capacitada.

#OrgulhoDeSerCompa  #GoogleNaMinhaEscola #Googleclassroom #ForEducation #GoogleNaSalaDeAula #EducacaoGoogle #Tecnologia #EscolaVilaNovaConceicao #Compa

Leia também: 
Classapp
Formação e Tecnologia para a educação de novos tempos
A Estratégia e o Planejamento