15 de Maio de 2018

Periodicamente, os professores do Compa passam por capacitações, com o objetivo de manter a atualização profissional.

A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi o foco abordado em um desses encontros profissionais. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

“A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, não consiste em um currículo, mas um documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus próprios currículos. A implantação da BNCC começa com a reelaboração dos currículos de cada escola. Por isso,  é importante que o educador aproprie-se do conteúdo do documento, tendo clareza sobre como ele está estruturado e compreender quais as mudanças a BNCC traz para cada componente curricular”, Maria Lucia Cuestas Gimenez, Diretora Geral do Compa.

Flávio Assis, que participou da elaboração dos itens da BNCC e também é Consultor para Formação e Desenvolvimento Educacional da FTD Educação, ministrou o curso de formação para nossa equipe.

“A BNCC vem trazer uma educação mais democrática no sentido da abordagem curricular, onde cada escola poderá dar ênfase aos conteúdos que mais se aproximem de seus Projetos Pedagógicos. Porém, o que há de mais importante ainda do que os currículos é a formação humana que as competências da BNCC se referem uma vez que vivemos num mundo cada vez mais materialista e efêmero, oferecer às crianças e jovens um olhar mais sensível e crítico ao mesmo tempo, poderá futuramente, frutificar numa sociedade mais sadia”, ressalta Gláucia Coiro, Orientadora Educacional/Orientadora Pedagógica – 2º ano E.F. ao 5º ano E.F.

A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

“Só reafirma que a pessoa de fato é o centro do seu processo educativo, ou seja, ser e saber estão absolutamente integrados”, Sônia Goretti, Coordenadora de Pastoral Compa.

“A Base Nacional Comum Curricular, enquanto documento, vem definir, além de outras prioridades, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Dos eixos estruturantes aos Campos de Experiências, a Educação Infantil passa a ser reconhecida como complemento da educação familiar, com possibilidade real da construção do conhecimento, em que o Brincar é pensado e exercido com intencionalidade pedagógica”, Lourdes Silva, Coordenadora da Educação Infantil e 1º ano E.F.

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