8 de novembro de 2017

A Festa de Nossa Senhora Menina, em 2017, acontecerá no dia 30 de novembro aqui no Compa. Essa comemoração tem um significado especial para a Companhia de Maria, pois é quando festejamos nossa Identidade, Maria N.Sra, juntamente com nossos irmãos mais pobres e necessitados, confirmando nossa missão e compromisso.

Identidade, porque a festa faz memória à Maria, uma homenagem que Joana de Lestonnac realizou, pela primeira vez, em 21 de Novembro de 1610, quando quis consagrar à Ela as primeiras alunas e colocá-las sob sua proteção, com a promessa de vivenciar suas virtudes.

Fraternidade, porque toda a Comunidade Educativa Compa se mobiliza, participa e ajuda aos nossos irmãos mais necessitados, que são atendidos por algumas instituições sociais parceiras do Compa. CAJEC (Casa de Apoio à Criança com Câncer); pelo CACCC (Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer ‘Cândida Bermejo Camargo’), Pequeno Cotolengo Paulista, e pelo CEJOLE (Centro de Educação Popular Joana de Lestonnac).

“Estender a Mão”, conforme Joana de Lestonnac nos ensinou é oferecer à Comunidade Educativa a oportunidade de vivenciar a partilha, atitude que atualiza e concretiza a missão educativa Companhia de Maria.

Doações

Todas as instituições que nosso colégio ajuda são organizações sem fins lucrativos que precisam muito da colaboração da sociedade.

Toda ajuda ou colaboração será bem-vinda, pois as casas estão precisando de produtos de limpeza, brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis.

As doações podem ser entregues no Compa de segunda a sexta, das 8h00 às 17h00.

Nossa Senhora Menina

A primeira Festa de Nossa Senhora Menina foi realizada por Joana de Lestonnac em 21 de novembro 1610, no primeiro colégio da Companhia da Maria, quando Joana de Lestonnac consagra as 1ªs alunas à Nossa Senhora Menina. Esse dia foi escolhido justamente por ser a data em que a Igreja Católica celebra a Festa da Apresentação de Nossa Senhora.

Joana de Lestonnac quis “consagrar a Maria as alunas e colocá-las sob sua proteção, com a promessa de imitá-la no estado ao qual Deus as chamasse”; deste modo, reafirma que Maria é modelo e referencial, a companheira que, caminhando ao nosso lado, nos mostra a forma de ser e de nos situarmos na vida.

Esta festa, que é celebrada de acordo com as características próprias de cada contexto, tem um significado comum: a presença de Maria Nossa Senhora em nossos projetos.

Um olhar comprometido com a realidade – Instituições ajudadas

A Companhia de Maria busca oferecer uma proposta educativa humanista que responda às necessidades de cada pessoa e que desenvolva todas as suas potencialidades. Entende a diversidade como valor e o expressa através de alguns Centros Educativos inclusivos que apostam na igualdade de oportunidades e vivenciam a educação humanizadora na prática.

CEJOLECentro de Educação Popular Joana de Lestonnac – Obra Social da Companhia de Maria, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que realiza atividades sócio-educativas e culturais há 20 anos no bairro Americanópolis, em São Paulo, atendendo crianças e adolescentes, no contraturno escolar. Hoje são atendidas 131 crianças, 27 adolescentes e aproximadamente 347 famílias. Nosso objetivo é contribuir para tornar esses jovens cidadãos mais confiantes em si mesmos e nos outros, mais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de uma convivência saudável e comprometidos com a construção da paz. Mais informações: www.cejole.org.

A CAJEC – Casa José Eduardo Cavichio – apoio a criança com câncer, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que desde 1996 assiste crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil e América Latina para realizar tratamento em hospitais na cidade de São Paulo. A CAJEC oferece apoio psicológico, fisioterapêutico, assistente social e preocupa-se também com a convivência saudável, ajudando no bem estar e na qualidade de vida. Mais informações: www.cajec.org.br.

A CACCC Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer ‘Cândida Bermejo’ – assiste crianças carentes com câncer, e outras anomalias, de todo Brasil, oferecendo abrigo, alimentação adequada, medicamentos, transporte para os hospitais, acompanhamento escolar, auxilio psicológico, amenizando a dor, o sofrimento e resgatando a esperança de dias melhores e alimentando os sonhos tão típicos dessa idade, mas que foram temporariamente interrompidos pela doença. A CACCC não tem ajuda governamental. Para manter esse trabalho são realizadas campanhas especiais ao longo do ano para receber ajuda da população. Mais informações: www.centrocbc.com.br.

PEQUENO COTOLENGO PAULISTA – Entidade Filantrópica ligada à Congregação de São Luís Orione, que desde 1964 se destina acolher em regime de moradia, crianças com deficiência fisíca e/ou mental leve, que sejam carentes e/ou sem família. Mais informações: www.cotolengosp.org.br.

SERVIÇO

Festa da Fraternidade 2017 na celebração de Nossa Senhora Menina
Local: Colégio da Companhia de Maria
End.: Rua Afonso Braz, 847, Vila Nova Conceição, SP
Dia: 30 de novembro – quinta-feira
Horário: das 13h30 às 17h00
Doações: podem ser entregues no próprio colégio

Veja também: