Receba nossa Newsletter

Newsletter

Educação Infantil e 1º ano

Uma educação integral em tempo integral

Currículo Integral

Qualidade na permanência no Colégio 8h às 16h

Olhar personalizado e integral durante a jornada

O brincar livre e intencional a partir das vivências na Minicidade, parque, etc.

Aprendizagens a partir da exploração e investigação dos espaços e dos elementos que o compõem Salas Temáticas, horta, laboratório

Desenvolvimento das habilidades através de projetos. Aberto e colaborativo

Material didático para enriquecer a proposta - Jardim I e Jardim II

Imersão nos idiomas a partir do método CLIL

Educar na vida e para vida, por meio de uma relação que acompanha, integra e ajuda a crescer.

(Visão Colégio da Companhia de Maria – SP)

A expansão do currículo da Educação Infantil se estabeleceu a partir da evolução proposta com os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, a partir de 2023 as crianças terão um currículo em tempo integral que também representa a inovação prevista nas diretrizes da Rede Internacional de Ensino da Companhia de Maria.

Em nosso projeto educativo defendemos uma proposta que tenha a criança no centro do processo de aprendizagem tornando-a sempre um ser percebido em sua integralidade e capaz de desenvolver sua melhor versão. O novo Modelo Pedagógico Companhia de Maria – “SIGNA” – incorpora as contribuições da Educação Personalizada .

É nessa fase da vida, que devemos oportunizar as descobertas com vivências que explorem os ambientes que educam, as relações e os sentidos. Por meio de experiências que envolvam o brincar, o criar e o expressar-se, promovemos a construção de sujeito que aprende a conviver desenvolvendo habilidades a partir de suas interações em diferentes linguagens.


“Uma relação que
acompanha, integra e ajuda a crescer

A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação de um cidadão global desde a infância através de metodologia que respeita às características dos estudantes de modo lúdico e identitário.

Uma das metodologias adotadas é a de projetos. Ela é aberta, colaborativa e em constante processo de avaliação, sobretudo das práticas pedagógicas.

Os momentos de aprendizagem acontecem na minicidade e nos espaços ambientados e alternados, em pequenos e grandes grupos, para desenvolver as habilidades que lhe são peculiares. Os espaços propiciam o contato com as diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar uma experiência emocional e estética. São priorizadas a participação ativa no processo, autonomia e experimentação.

Com planejamento ancorado nos melhores recursos tecnológicos e metodológicos, as crianças dessa faixa etária têm garantido o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si.

Segmento
Horário
Séries
Educação Infantil
08h às 16h
Minimaternal ao Jardim II

1º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Uma educação integral em tempo integral

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento centrado nas aprendizagens das crianças, elas consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender, analisar, sintetizar, avaliar situações para a resolução de problemas cotidianos de modo colaborativo.

É nessa etapa em que devemos promover a comunicação com uso de linguagens e recursos que envolvam tecnologias variadas e ambientes estimulantes tornando o tempo escolar uma experiência de sentidos. As soluções educacionais adotadas oportunizem a escrita em diferentes portadores, a leitura com ampliação de repertório linguístico por meio das literaturas, o uso de plataformas digitais com interatividade para que os estudantes construam seus percursos de aprendizagem.

A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação para a cidadania global desde a infância através de metodologia que respeita as características dos estudantes de modo lúdico e identitário. Nessa perspectiva adotamos a metodologia CLIL como estratégia didática que respeita as temáticas de todo planejamento escolar para o aprendizado na segunda língua.

O uso de estratégias para o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, do senso investigativo, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si é o que torna essa etapa tão rica para nossos estudantes.

FÉRIAS DIVERTIDAS

Ofereceremos as Férias Divertidas nos meses de janeiro e julho, no período das férias escolares, com uma programação dinâmica e especialmente preparada para todas as crianças.

É uma grande oportunidade de curtir esse tempo de modo prazeroso e seguro, em meio a profissionais especializados!

Ações Pedagógicas

Aprender em Cia
A roda de conversa representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto.

Poetizar em COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante.

CO-Laborar em Cia
Objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a serser com o outro e atuar no mundo.

Segmento
Horário
Séries
Fundamental – Anos Iniciais
08h às 16h
1º ano

PROJETOS EDUCATIVOS

CO-Laborar em Cia

Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a serser com o outro e atuar no mundo.

AÇÕES PEDAGÓGICAS

Aprender em Cia

A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos, além de fortalecer os vínculos.

Compa em Rede

Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…

Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.

Poetizar” em COMPAnhia

A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.

BAIXE NOSSOS EBOOKS

Educação Infantil e 1° ano
Ensino Fudamnetal Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Médio