25 de maio de 2018

Os alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio do Compa participam de uma série de cursos extracurriculares, tendo por objetivo incentivar a ampliação dos conhecimentos, competências e habilidades dos nossos alunos.

Os cursos contam com certificações emitidas pelo COMPA em parceria com a ESPM, que certamente contribuirão como incentivo para a construção do Projeto de Vida de nossos alunos, seus filhos.

No Curso de “Fotografia, práticas do olhar, técnicas e estética”, o professor da ESPM,  Matheus Pássaro, aborda temas voltados para  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Será abordado no curso a compreensão da fotografia nos seus fundamentos tecnológicos e estéticos, essenciais na visualidade contemporânea. A linguagem fotográfica em seus aspectos técnicos e estéticos de base química e eletrônica. Potencialidades e limites da fotografia digital (câmeras fotográficas e câmeras fotográficas no celular).

Principais temas abordados 

  • Fotografia – sistema de captura presente em todos equipamentos fotográficos.
  • Linguagem fotográfica – elementos estéticos e compositivos essenciais.
  • O equipamento fotográfico e as implicações na linguagem fotográfica – escolhas e resultados.
  • Fotografia mobile – possibilidades e limitações no uso da câmera de celular.
  • Outras possibilidades de desenvolvimento da linguagem fotográfica sem a câmera. Materiais importantes para prática fotográfica individual.
  • Celular com câmera fotográfica.
  • Equipamento fotográfico de qualquer tipo que não seja do celular.
  • Papel fotográfico P&B para utilização em laboratório químico (material fornecido).

Já no “Gestão de negócios internacionais – relações internacionais”, a professora Daniela Bertotti abordará:

  • Globalização dos Mercados
  • Internacionalização de Empresas e/ou Marcas
  • Gestão de Marketing Internacional
  • Comunicação e Gestão multicultural

Este é um curso direcionado a estudantes interessados na área de Relações Internacionais e Negócios Internacionais. Na prática, trata das distintas vertentes da globalização, da integração entre as economias e da relação entre o Estado e o Mercado, assim como outros importantes atores do sistema internacional. Refere-se também às agendas comerciais internacionais e como se dá a internacionalização de empresas e marcas que atuam neste ambiente internacional. Discute a aplicação da gestão de marketing internacional, bem como os aspectos associados à comunicação, e as competências necessárias para gerir negócios em um ambiente multicultural.

O aluno aprenderá:

  • Como se configuram os mercados internacionais pela ótica de RI e dos negócios internacionais, no âmbito público e privado.
  • Aprenderá que há distintas formas e estratégias de internacionalização e como as empresas e marcas se posicionam do ponto de vista de marketing e comunicação.
  • Como as empresas e marcas são desafiadas pela “nova agenda comercial” internacional.

O curso é orientado para casos práticos com pelos menos duas aulas no Retail Lab da ESPM para ensinar a negociar com distintos mercados/culturas com base em estudos de caso.