Uma escola forte, que une formação acadêmica sólida e foco nos valores humanistas e cristãos.

O Colégio da Companhia de Maria entende que há uma estreita correlação entre os conceitos filosóficos que orientam a sua missão, fundamentada nos valores humanistas e cristãos, com o rigor envolvendo o conteúdo curricular e o exercício de todas as atividades pedagógicas.

Por ser relevante e indispensável aos alunos e às famílias, a escola associa essas duas vertentes a um mesmo princípio educativo, que une informação e formação.

Uma sólida formação acadêmica deve estar aliada a um conjunto de valores, competências e habilidades, como as que permitem ao aluno conviver bem e relacionar-se produtivamente com o seu semelhante, desenvolvendo sua autonomia e sua capacidade de analisar e escolher os caminhos mais adequados para si e para sua comunidade.

Da mesma forma, no campo estritamente acadêmico, é preciso prover informação e aprendizagem significativa. No Compa, o jovem precisa ter acesso a um ambiente escolar desafiador. Assim, pode ampliar sua compreensão do mundo e a sua capacidade de inserir-se produtivamente no mercado de trabalho e na sociedade, de modo a conquistar os seus objetivos.

A ética humanista cristã, o rigor no exercício da função de estudante, a contínua produção de conhecimento e a aprendizagem significativa fazem parte do ideário do Colégio da Companhia de Maria. Sua missão é fazer com que os estudantes sejam ávidos por saber e justiça, tenham cabeças bem formadas, e sejam comprometidos com a cidadania e com as mudanças sociais, em favor de um mundo mais fraterno, mais solidário e ambientalmente responsável.