24 de outubro de 2017

Sábado, 21 de outubro, dia de celebração da 1ª Eucaristia dos alunos do Compa, na Igreja Nossa Senhora da Esperança.

 

Famílias reunidas nesse momento de fé e celebração de nossos alunos, que comungaram pela primeira vez.

 

A cerimônia teve início com a acolhida e boas-vindas, fazendo memória à fundadora da Companhia de Maria, Santa Joana de Lestonnac, seguida da procissão de entrada dos catequizandos e do celebrante, Padre Renato.

 

“A celebração da Eucaristia é um momento muito importante para o Compa. Somos um colégio católico que oferece às famílias, que desejam aprofundar e conhecer mais, não apenas a doutrina católica, mas também os ensinamentos de Jesus Cristo. A catequese é aprender e conhecer para poder viver os ensinamentos de Jesus, na vida. Quando os alunos optam pela catequese, eles fazem uma caminhada de dois anos, para chegar à 1ª Eucaristia. É um momento muito alegre e feliz para eles, para as famílias, para nossa Comunidade Educativa, que acompanha toda a caminhada deles. É onde a identidade Companhia de Maria se faz clara e presente no meio de nós”, Sonia Pires, responsável pela coordenação da Pastoral do Colégio.

 

A Renovação das Promessas do Batismo foi feita dentro de um contexto atual, convidando não apenas os alunos, mas todos os presentes, a refletir sobre o compromisso de ser cristão, no mundo de hoje. As velas dos alunos foram acesas na chama do Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo, acesa no sábado de aleluia.

 

Arte, Humanismo e Espiritualidade estiveram presentes na celebração.

 

No momento do ofertório, alguns alunos do 6º, 7º e 8º anosdo Ensino Fundamental II, alunos que já fizeram a 1ª Eucaristia, entraram trazendo, como oferta, bandejas com símbolos, como 5 pães e 2 peixes, referindo-se ao evangelho proclamado, um globo representando o Planeta Terra, para lembrar nosso compromisso com a missão de “multiplicar o bem no mundo e o cuidado com a Casa Comum”.

 

A Ação de Graças foi uma homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, em águas brasileiras. Com uma encenação tocante, três pescadores (catequizandos) que em vez de peixes, encontraram amor e proteção na pessoa de Maria, Nossa Senhora. A imagem viva de Nossa Sra Aparecida (Prof. Ana Paula) que vinha ao encontro do seu povo, caminhando no meio nós. Foi um momento forte e emocionante, que traduz para nós, o estilo da pessoa de Maria, que se faz companheira de caminhada, por isso, referência e síntese de nossa identidade.

 

“Momento especial de renovação para manter a chama acesa. A participação de todos é muito importante já que as pessoas são as intérpretes principais deste momento. É sempre um prazer participar da Eucaristia. Estou há 7 anos no Compa e a cada missa uma emoção muito forte e diferente, uma renovação de fé e amor”, Rosilaine Rodrigues, mais conhecida como Professora Rosi.

 

Multiplicar a paz, o amor, a hospitalidade, a amizade, a alegria, o respeito, a caridade foram algumas das palavras expressas pelas crianças durante a celebração e interação com o Padre Renato, e que, certamente, recordam as virtudes e dons de Maria.

 

“Buscar e encontrar Deus na vida, no meio do mundo, no cotidiano, na vivência plena do momento presente, unindo harmoniosamente contemplação e ação, que justamente é o que define a espiritualidade da Companhia de Maria”, Professor Hélio Miguel.